Segundo um relatório de Mark Gurman, da Bloomberg, Apple está trabalhando em MacBooks com tela sensível ao toque.
Durante anos, a Apple insistiu que as telas sensíveis ao toque são para smartphones e tablets, não para laptops.
Mas, de acordo com um relatório de Mark Gurman, da Bloomberg, os funcionários da Apple podem ter mudado de opinião: diz-se que a empresa está trabalhando em laptops MacBook Pro com telas OLED touchscreen que podem ser lançadas em alguns anos.
Apple está trabalhando em MacBooks com tela sensível ao toque
Embora algumas pessoas possam ver isso como uma reviravolta, há muitos motivos pelos quais a mudança faz mais sentido para a Apple agora do que faria no passado.
Treze anos atrás, o cofundador da Apple, Steve Jobs, disse que os notebooks com tela sensível ao toque eram “ergonomicamente terríveis“, porque “as superfícies de toque não querem ser verticais” e que seu braço ficaria cansado se você tivesse que estender a mão para tocar na tela.
Na época, ele recebeu muitas críticas de quem apontou que as telas sensíveis ao toque não substituem necessariamente trackpads ou teclados em laptops, então não é como se você ficasse levantando o braço o dia todo.
E ele também estava claramente ignorando a possibilidade de notebooks conversíveis que também poderiam ser usados no modo tablet.
Mas também fazia muito sentido para a Apple resistir a colocar telas sensíveis ao toque em seus laptops na época, porque a empresa havia lançado seu primeiro tablet com tela sensível ao toque no mesmo ano, e o iPad estava executando uma versão modificada do sistema operacional móvel do iPhone em vez do sistema operacional de desktop que alimenta os computadores Mac da Apple.
A Apple não apenas queria manter essas linhas de produtos separadamente para vender aos clientes dois dispositivos em vez de um, mas a empresa também tinha duas visões diferentes de como os aplicativos deveriam ser e funcionar: aplicativos de desktop foram projetados para entrada de teclado e mouse ou trackpad e aplicativos móveis foram projetados para toque.
As coisas mudaram desde a última década. As linhas entre desktop e mobile ficaram mais tênues. Muitos aplicativos, sites e aplicativos da web modernos são projetados para funcionar bem em telas pequenas ou grandes, com ou sem toque.
Isso significa que eles podem alternar seus layouts entre exibições de várias colunas ou de uma coluna, dependendo do tamanho da tela. Menus, botões e outros elementos de navegação são grandes o suficiente para serem tocados com os dedos.
Enquanto isso, os dispositivos móveis ficaram cada vez mais poderosos e os desenvolvedores de software aproveitaram esse fato para trazer o tipo de aplicativos e jogos para smartphones e tablets que antes eram reservados para laptops e desktops.
Então a Apple foi e borrou as próprias linhas algumas vezes. A empresa adicionou suporte para executar aplicativos iOS no macOS depois que começou a enviar Macs com chips baseados em ARM.
Mas a experiência de executar um aplicativo desenvolvido para dispositivos com tela sensível ao toque em um laptop não sensível ao toque é bastante instável, pois requer etapas extras, como pressionar e segurar a tecla Option para usar um trackpad como uma tela sensível ao toque virtual.
Alguns anos atrás, a Apple até começou a lançar tablets iPad Pro com exatamente o mesmo processador usado nos computadores Mac mais recentes, levando-me a me perguntar por que diabos você pode executar aplicativos iOS em um Mac, mas não pode executar o macOS em um iPad.
A única razão que consegui pensar na época foi que a Apple não queria dar aos clientes do iPad um motivo a menos para comprar um MacBook.
Então, o que mudou? Não muito, na verdade. Mas, embora a Apple tenha a reputação de fornecer hardware revolucionário, a empresa costuma fazer isso movendo-se lentamente para adotar novas tecnologias.
A Apple não foi a primeira empresa a lançar um MP3 player, mas a linha de dispositivos iPod rapidamente se tornou quase sinônimo de espaço. O iPhone não foi o primeiro smartphone e o iPad não foi o primeiro tablet, mas eles rapidamente se tornaram alguns dos mais populares.
Os fabricantes de PC oferecem laptops com tela sensível ao toque há anos, e a Apple teve o benefício de observar o espaço do lado de fora… lançamento dos modelos 2021).
No mínimo, trazer telas sensíveis ao toque para futuros MacBooks tornaria muito mais fácil usar aplicativos iOS em laptops da Apple. Mas um número crescente de sites, aplicativos da web e aplicativos nativos provavelmente funcionariam bem com o toque.
Uma coisa que parece improvável que a Apple faça em breve é fundir seu sistema operacional: a Bloomberg relata que a Apple ainda planeja usar iPadOS para iPads e macOS para Macs.