Ampliando a sua família de processadores M2, a Apple está lançando o Apple M2 Pro e M2 Max. Confira os detalhes desses chips.
A Apple revolucionou seu segmento de computadores com a introdução de seu primeiro silício desenvolvido internamente, o Apple M1. O chipset provou que é possível entregar eficiência e potência a computadores com um SoC baseado em ARM.
O Apple M1 recebeu várias iterações, como o Pro e o Max, com desempenho extra para diferentes tipos de Macs. E, no ano passado, vimos o surgimento da segunda geração com o Apple M2.
Agora, a Apple está apresentando novos sabores para a série M2 – o Apple M2 Pro e o Apple M2 Max.
Apple está lançando o Apple M2 Pro e M2 Max
O Apple M2 regular foi uma grande melhoria em relação ao M1 original, mas eles eram inferiores ao Apple M1 Pro e M1 Max. Agora, a Apple vem com ofertas superiores para diferentes necessidades de desempenho.
O Apple M2 Pro e o M2 Max adicionarão mais núcleos para maior desempenho e potência gráfica. A empresa apresentou os novos modelos MacBook Pro e um Mac mini, apresentando os novos chips da série M da Apple.
Especificações do Apple M2 Pro e o M2 Max
O Apple M2 Pro é desenvolvido no processo de 5 nm de 2ª geração, que possui 40 bilhões de transistores. Além disso, suporta até 32 GB de memória unificada com largura de banda de 200 GB/s.
O novo chipset vem em duas configurações com 10 ou 12 núcleos de CPU. Possui 6 ou 8 núcleos de alto desempenho mais 4 núcleos de eficiência.
Quando se trata de gráficos, o chipset vem com até 19 núcleos de GPU e um cache L2 maior. Em comparação com o Apple M1 Pro, a CPU do M2 Pro é 20% mais rápida, enquanto a GPU tem 30% mais desempenho.
Obviamente, o M2 Max fica acima da gangue. Possui 67 bilhões de transistores. Ele também tem suporte para até 96 GB de memória unificada rodando a até 400 GB/s. A CPU é a mesma da versão de 12 núcleos do Apple M2 Pro. A GPU possui 38 núcleos e o cache L2 é ainda maior.
Em termos de arquitetura, tanto o Apple M2 Pro quanto o Max possuem hardware semelhante. Os dois chipsets trazem o mesmo Neural Engine de 16 núcleos com até 15,8 TOPS. É 40% mais rápido que seus respectivos antecessores da série M1.
Além disso, os novos SoCs também trazem motores de codificação/decodificação de vídeo e motores ProRes. Como resultado, eles podem lidar com vários streams de vídeo 4K e 8K usando ProRes, HEVC e H.264.
Esperamos que mais detalhes apareçam nas próximas semanas, assim que os novos MacBooks começarem a chegar aos usuários. Agora, a única peça que falta é o Apple M2 Ultra. Há rumores de que este será lançado em breve e até alimentará um próximo Mac Pro.