Mesmo com todas as mudanças feitas pela empresa em resposta à DMA, a Apple continuará a permitir apps web na tela inicial do iOS na UE.
Poucas semanas depois de anunciar uma série de mudanças para usuários de iOS na União Europeia como resposta à Lei de Mercados Digitais (DMA) da UE, a Apple reverteu o curso em uma das mudanças mais controversas.
A Apple planejou impedir que os usuários instalassem aplicativos da Web progressivos (PWA) na tela inicial a partir do iOS 17.4, mas agora a empresa diz que “continuará a oferecer o recurso de aplicativos da web da tela inicial existente na UE”.
Apple continuará a permitir apps web na tela inicial do iOS na UE
Sim. A Apple irá a permitir apps web na tela inicial do iOS na UE. Em uma breve atualização postada no site Apple Developer, a Apple diz que decidiu manter os aplicativos da web da tela inicial depois de “receber solicitações para continuar a oferecer suporte”.
Não está claro quem exatamente emitiu essas solicitações ou por que a Apple decidiu ouvir.
Inicialmente, a Apple alegou que estava eliminando esse recurso devido a questões de segurança e privacidade.
Uma das mudanças que ocorrerão no iOS 17.4 para usuários na União Europeia é a capacidade de instalar navegadores que não usam o mesmo mecanismo de renderização WebKit do navegador Safari da Apple. Isso é algo que a Apple resiste há anos, mas é obrigatório pelo DMA.
A Apple parece ainda estar sugerindo que mecanismos de navegador de terceiros apresentam problemas de segurança e privacidade, porque embora os navegadores possam usar mecanismos alternativos (como o Blink do Chrome ou o Gecko do Firefox), os aplicativos da tela inicial “continuarão a ser construídos diretamente no WebKit e sua arquitetura de segurança”, a fim de “alinhar-se com o modelo de segurança e privacidade para aplicativos nativos no iOS”.