Depois de fazer sucesso por um curto período, o App viral Remove China Apps foi removido da Play Store pelo próprio Google. Entenda como isso aconteceu.
O aplicativo viral apelidado de “Remove China Apps” recentemente ganhou destaque como um aplicativo que detecta e ajuda a excluir aplicativos chineses de smartphones.
Agora, o próprio Google removeu o aplicativo da Play Store por violar sua política de comportamento fraudulento.
App viral Remove China Apps foi removido da Play Store
A Deceptive Behavior Policy (política de comportamento fraudulento) proíbe o software de incentivar ou enganar os usuários a “remover ou desativar aplicativos de terceiros”.
E essa era a única função do Remove China Apps. Ele examinava os telefones em busca de ‘aplicativos chineses’ comparando o país de origem do desenvolvedor de aplicativos com um banco de dados de aplicativos desenvolvidos na China.
Embora o Remove China Apps fosse incompetente no que diz respeito aos aplicativos chineses pré-instalados que acompanham os smartphones, o aplicativo alegou sua capacidade de fazer isso.
Ele sinalizou principalmente aplicativos instalados pelo usuário ou de terceiros como “aplicativos chineses” e ofereceu uma opção para desinstalá-los. Alguns desses aplicativos de terceiros são TikTok, UC Browser, CamScanner, ShareIt, Xender, etc.
O desenvolvedor do aplicativo em questão, OneTouchAppLabs, uma startup sediada em Jaipur, foi ao Twitter para anunciar a suspensão do aplicativo Remove China App da loja Google Play.
Dear Friends,
Google has suspended our #RemoveChinaApps from google play store.
Thank you all for your support in past 2 weeks.
"You Are Awesome"TIP
Its easy to find the origin of any app by searching on google
by typing
<AppName> origin countryStay Tuned !! Stay Safe!!
— onetouchapplabs (@onetouchapplabs) June 2, 2020
Embora o Remove China Apps tenha sido removido pelo Google da Play Store, os usuários que já instalaram o aplicativo podem continuar usando-o.
Este aplicativo ganhou popularidade em meio à crescente disputa entre Índia e China sobre as fronteiras do Himalaia. Ele capitalizou fortemente o sentimento anti-chinês na Índia, que foi ainda mais alimentado devido ao início da pandemia de COVID-19 e à recente luta entre YouTube e TikTok.
Antes de ser removido da Play Store, o aplicativo já havia ganho mais de 5 milhões de downloads. De fato, até ontem de manhã, era o aplicativo top-free da Play Store.
- Como instalar o clássico jogo BlockOut II no Linux via Flatpak
- Como instalar o emulador de Super Nintendo bsnes no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo de pinball Roll ‘m Up no Linux via Flatpak
- Como instalar o emulador DOSBox-X no Linux via Snap