Em uma mudança surpreendente, a VMware anunciou que seus aplicativos VMware Pro agora são gratuitos para uso pessoal.
A empresa de software de virtualização e computação em nuvem VMware anunciou que seu principal software de desktop agora é gratuito para uso pessoal.
Aplicativos VMware Pro agora são gratuitos para uso pessoal
Sim. Os aplicativos VMware Pro agora são gratuitos para uso pessoal e os usuários individuais agora podem baixar e usar o VMWare Fusion Pro para Mac ou o VMWare Workstation Pro para PC gratuitamente.
A VMWare ainda exige que os clientes comerciais paguem por uma licença, mas a empresa simplificou bastante os preços (agora há apenas um SKU que custa US$ 120 por ano, em vez de 40 SKUs diferentes).
Mas a VMware está basicamente usando o sistema de honra aqui: você decide se precisa de uma assinatura comercial e não há diferença entre as versões gratuita e paga.
Há uma pequena diferença: se você estiver usando a versão gratuita, verá um aviso dizendo “Este produto é licenciado apenas para uso pessoal”. Essa mensagem desaparece se você pagar por uma licença.
O software Workstation e Fusion Pro da VMware permite configurar uma máquina virtual em praticamente qualquer computador, permitindo instalar um sistema operacional e executar software dentro de um sistema operacional host.
Entre outras coisas, isso torna possível executar um sistema operacional alternativo sem reinicializar ou executar uma instância separada do seu sistema operacional principal em um ambiente de área restrita para fins de segurança, teste ou desenvolvimento.
Como parte do anúncio de que seus produtos Pro agora são gratuitos para usuários pessoais, a VMware também revelou que está eliminando seus produtos VMware Workstation Player e Fusion Player, que eram seus produtos de virtualização simplificados e gratuitos.
Se você estava usando um desses, a VMware observa que agora você pode atualizar para a versão Pro gratuitamente e apenas excluir sua chave de licença para desbloquear todas as funcionalidades.
Embora seja difícil argumentar que pegar um aplicativo pago e torná-lo gratuito para uso pessoal seja uma coisa ruim, o Ars Technica observa que as coisas são um pouco menos simples para clientes empresariais.
Embora a licença de US$ 120/ano seja razoavelmente competitiva, também é a única opção que a VMware está oferecendo para clientes empresariais no futuro.
Em outras palavras, você não pode comprar uma licença perpétua e continuar usando o software indefinidamente – você precisa pagar por uma assinatura se quiser uma licença comercial para usar o software VMware Fusion ou Workstation.
Uma coisa a ter em mente é que, diferentemente do VirtualBox e de alguns outros aplicativos de virtualização, você ainda precisa se registrar para uma conta e fornecer algumas informações pessoais antes de poder baixar e usar até mesmo as versões gratuitas dos aplicativos Pro da VMware.
A VMware foi adquirida pela Broadcomm no ano passado e agora é uma subsidiária dessa empresa, portanto, você precisará configurar uma conta Broadcom para usar o software.