Em sua mais recente atualização, o suporte a aplicativos do Linux no Chrome OS 74 recebeu grandes melhorias. Confira essa e outras novidades.
O Chrome OS é o sistema operacional do Google baseado no núcleo do Linux, que usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário. Ele também é o sistema usado em dispositivos Chromebook.
O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.
Atualmente, os dispositivos Chrome OS podem executar aplicativos Chrome, aplicativos Android da Google Play Store e aplicativos Linux.
Agora, o Google lançou o Chrome 74 com uma longa lista de melhorias, e uma das principais mudanças diz respeito à maneira como a plataforma se relaciona com os aplicativos do Linux.
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Proteção aprimorada do Chrome agora usa IA
- Como instalar o Google Chrome no Debian e derivados
Aplicativos do Linux no Chrome OS 74 recebeu grandes melhorias
Começando com esta versão, os aplicativos do Linux podem finalmente produzir áudio no ChromeOS, então o Google conseguiu resolver um dos maiores problemas com sua implementação do Linux no sistema operacional.
O Google diz que a mesma versão inclui suporte a câmeras USB para o aplicativo da Câmera Android, o que tecnicamente significa que você pode usar qualquer webcam USB com o aplicativo oficial da câmera no Android.
O ChromeOS 74 também apresenta suporte para novos arquivos e pastas na raiz local “Meus arquivos”, além de uma integração mais profunda com o Google, permitindo que os usuários visualizem seus aplicativos e pesquisadores mais recentes, basta clicar na caixa de pesquisa.
Melhorias de segurança
A nova versão vem com melhorias significativas em termos de acessibilidade, pois isso se tornou um dos principais focos do Google como parte do desenvolvimento do ChromeOS.
A partir da versão 74, o ChromeOS oferece novas opções de desenvolvedor na página Opções do ChromeVox, permitindo que os desenvolvedores ativem recursos como registro de voz.
De acordo com o changelog oficial, há também atualizações de segurança no ChromeOS 74:
“O SafeSetID LSM foi adicionado ao Chrome OS e ao kernel do Linux. Ele permite que os serviços do sistema gerenciem com segurança os usuários sob os quais seus programas são executados, sem exigir privilégios poderosos do sistema. Isso melhora a segurança caso haja uma vulnerabilidade no serviço do sistema que possa ser explorada.”
O ChromeOS 74 também inclui alguns ajustes que não são necessariamente visíveis no início, como é o caso dos ajustes visuais do Google Assistente.
A interface de usuário do Assistente, por exemplo, vem com um novo efeito de desfoque de fundo, o que torna tudo mais moderno.
O que está sendo falado no blog
- Oracle Linux 8 Beta já está disponível para download
- Aplicativos do Linux no Chrome OS 74 recebeu grandes melhorias
- SuperX 5 já está disponível para download – Confira as novidades e baixe