Aplicativos Android usam o novo truque para escapar da remoção total

Um pesquisador de segurança da ESET descobriu que alguns aplicativos Android usam o novo truque para escapar da remoção total. Confira os detalhes e não caia nessa.


Três aplicativos publicados na Google Play Store e usados ​​para exibir anúncios indesejados foram capturados usando uma técnica inteligente para evitar a desinstalação do usuário.

Aplicativos Android usam o novo truque para escapar da remoção total
Aplicativos Android usam o novo truque para escapar da remoção total

Aplicativos Android usam o novo truque para escapar da remoção total

Os aplicativos, chamados Super Camera Lite, Excellent Camera, e Ideal Camera: Full, tinham mais de 700.000 instalações apenas na Play Store, segundo o pesquisador de segurança da ESET, Lukas Stefanko.

Depois que um dos aplicativos é instalado em um dispositivo Android, o sistema cria automaticamente um ícone para iniciá-lo.

No entanto, após a primeira execução, o ícone principal do aplicativo é excluído e um segundo é criado apenas com uma opção para “Remover” o aplicativo e não para desinstalá-lo.

Esse método supostamente engana as pessoas, fazendo-as acreditar que estão realmente desinstalando o aplicativo do dispositivo, quando, na verdade, ele permanece no dispositivo e continua exibindo anúncios indesejados, porque apenas o segundo ícone é realmente excluído.

Em uma série de tweets, o pesquisador explica:

“Quando o usuário percebe que o aplicativo não é o descrito, ele só pode remover o ícone do aplicativo e não desinstalar o aplicativo em si. Desinstale esses aplicativos e não apenas os remova! Esses três aplicativos usam uma maneira simples, mas eficaz, de permanecerem instalados no dispositivo, embora o usuário possa pensar que eles foram removidos. Sua finalidade é exibir anúncios indesejados”



Todos os aplicativos são editores de fotos ou câmeras com funcionalidade real, explica o especialista em segurança.

Recomenda-se aos usuários que sempre leiam os comentários antes de baixar e instalar um aplicativo da Google Play Store.

Por conta desse incidente, a desinstalação de um aplicativo deve ser feita na Google Play Store ou na seção de aplicativos dedicados no Android, e não apenas pressionando a opção Remover ao pressionar o ícone dele na tela inicial.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.