John Albert, membro do fórum CrackBerry, descobriu que alguns aplicativos Android da BlackBerry chegarão ao fim da vida em breve.
BlackBerry é um nome que era sinônimo de smartphones nos anos anteriores ao primeiro lançamento do iPhone e aos dispositivos touchscreen com Android e iOS que dominavam.
Mas a BlackBerry parou de desenvolver seu próprio sistema operacional móvel em 2015 e parou de fabricar telefones, não muito depois.
A BlackBerry anunciou recentemente que estava encerrando os serviços herdados que permitiam que telefones com BlackBerry OS fizessem chamadas, enviassem e recebessem mensagens de texto e muito mais.
Esse desligamento afetaria apenas os telefones mais antigos que executam os sistemas operacionais da BlackBerry e não os telefones mais novos da marca BlackBerry que executam o Android.
Mas a empresa está lentamente desconectando alguns dos aplicativos Android que eram exclusivos dos telefones com o nome BlackBerry. Vários aplicativos importantes já chegaram ao fim da vida útil em 2019, e o restante não será mais compatível após 31 de agosto de 2022.
Aplicativos Android da BlackBerry chegarão ao fim da vida em breve
Conforme observado pelo membro do fórum CrackBerry, John Albert, o site Software Support Lifecycle da BlackBerry observa que os seguintes aplicativos Android chegarão ao fim da vida útil no final de agosto de 2022:
Observe que chegar ao fim da vida útil não significa necessariamente que os aplicativos não estarão mais disponíveis – você ainda pode encontrar alguns aplicativos que já foram marcados como EOL na Google Play Store, incluindo Productivity Tab, Battery Center, Notable, e Device Search.
Mas como esses aplicativos não são mais suportados ou atualizados, e alguns só podem ser executados em telefones da marca BlackBerry, é improvável que os aplicativos EOL do BlackBerry venham pré-instalados em qualquer telefone futuro.
Portanto, mesmo que a Onward Mobility ou outra empresa traga um novo telefone da marca BlackBerry ao mercado no futuro, provavelmente será o BlackBerry apenas no nome e não no software.
Dito isso, talvez não seja o software que seja importante nos dias de hoje, tanto quanto a promessa da Onward Mobility de entregar um telefone com teclado físico, algo cada vez mais incomum no espaço moderno de smartphones.