E foi lançado o Apache OpenOffice 4.1.15 com melhorias e correção. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento open source do Openoffice, a Oracle doou o produto para a Fundação Apache e a partir disso, surgiu o Apache OpenOffice, uma suíte office que possui 6 aplicações: um processador de texto, um editor de planilhas, editor de apresentações, ferramenta de desenho, fórmula e banco de dados.
O conjunto desses programas formam uma suíte de escritório livre e compatível com os principais pacotes de escritório do mercado, além de fornecer todas as funções que normalmente são encontradas em uma suíte profissional.
Agora, a Apache Software Foundation anunciou o lançamento do Apache OpenOffice 4.1.15. Alegadamente, esta versão é dedicada a Jörg Schmidt, que foi definido como um colaborador valioso que faleceu repentinamente no ano passado.
Novidades do Apache OpenOffice 4.1.15
Sim. A nova versão corretiva do Apache OpenOffice 4.1.15 já foi lançada e nesta nova versão foram implementadas diversas correções gerais entre as diferentes ferramentas oferecidas por esta suíte de escritório, bem como a solução para quatro vulnerabilidades.
Esta nova versão, que se apresenta como Apache OpenOffice 4.1.15, foi lançada com o objetivo principal de solucionar e corrigir diversos problemas, melhorando a estabilidade e segurança da suíte. A nova versão oferece 14 correções e corrige 4 vulnerabilidades.
Correções e melhorias:
- Calc: Corrigido um problema no Calc que impedia o salvamento de documentos no formato ODS em compilações que usavam alfabetos não latinos, bem como corrigido um problema no Calc que fazia com que as fórmulas mudassem ao mover células.
- Writer : Agora no Writer no idioma chinês, o recuo automático da primeira linha é definido como 2 caracteres por padrão
- Matemática: Foram resolvidos problemas de matemática relacionados à duplicação de texto de comando existente ao inserir fórmulas.
- OpenType: Corrigido problema ao substituir alguns glifos usando a tabela GSUB de uma fonte OpenType.
- Arquivos desnecessários removidos do pacote fonte, como clog e config.out.
Além das correções de bugs, o Apache OpenOffice 4.1.15 também implementa a correção de quatro vulnerabilidades importantes:
- CVE-2023-1183: Permite que dados sejam gravados em um arquivo de sistema arbitrário ao abrir arquivos OBD especialmente criados no OpenOffice Base. O ataque é realizado adicionando um arquivo “banco de dados/script” ao documento com um comando SCRIPT, cujo conteúdo é gravado em um novo arquivo, cujo caminho pode ser especificado pelo invasor.
- CVE-2012-5639: Permite que recursos sejam carregados automaticamente sem avisar o usuário, resolvendo um problema que remonta a 2012, quando o problema foi encerrado como incorreto. No entanto, a vulnerabilidade foi corrigida no LibreOffice 4.2 em 2014, mas não foi detectada no OpenOffice.
- CVE-2022-43680: Pode potencialmente executar código ao abrir documentos especialmente criados em situações de falta de memória. A vulnerabilidade causa acesso pós-liberação à memória devido a um bug na biblioteca libexpat, que é usada para analisar dados no formato XML.
- CVE-2023-47804: Permite colocar um link em um documento que chama uma macro com argumentos arbitrários e executar seu script sem confirmação do usuário. A vulnerabilidade define um novo vetor de ataque para o problema CVE-2022-47502, corrigido no OpenOffice 4.1.14.
Para saber mais sobre essa versão do Apache OpenOffice, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Apache OpenOffice nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Apache OpenOffice no Linux