E foi lançado o Apache OpenMeetings 5 com melhorias para organizar chamadas. Confira as novidades dessa atualização e veja onde baixar para instalar.
Apache OpenMeetings é um software servidor de conferência que permite organizar conferências de áudio e vídeo pela web e que também oferece suporte a webinars com um palestrante, bem como conferências com um número arbitrário de participantes interagindo entre si.
Além disso, são fornecidas ferramentas para integração com o programador de calendário, envio de notificações e convites individuais ou de transmissão, compartilhamento de arquivos e documentos, manutenção do catálogo de endereços dos participantes, manutenção de um protocolo de evento, programação de tarefas em conjunto, transmissão de resultado dos aplicativos lançados (demonstração de screencast), votação e pesquisas.
Um servidor pode controlar um número arbitrário de conferências realizadas em salas de conferência virtuais separadas e incluindo seu próprio conjunto de participantes.
Dentre as principais características que se destacam no OpenMeetings, são elas:
- Permite a transmissão de vídeo e áudio;
- A área de trabalho de qualquer participante pode ser visualizada;
- Disponível em 19 idiomas;
- Quadro branco virtual com recursos para desenhar, escrever, editar, recortar e colar, redimensionar imagens e inserir símbolos;
- Aulas de desenho (modo 4 × 4 ou 1xn);
- Desenho seguro;
- Importação de documentos (.tga, .xcf, .wpg, .txt, .ico, .ttf, .pcd, .pcds, .ps, .psd, .tiff, .bmp, .svg, .dpx, .exr ,. jpg, .jpeg, .gif, .png, .ppt, .odp, .odt, .sxw, .wpd, .doc, .rtf, .txt, .ods, .sxc, .xls, .sxi ,. pdf;
- Envio de convites e links diretos na conferência;
- Sistema moderador;
- Salas públicas e privadas para conferências;
- O servidor pode ser executado em Windows e Linux e os clientes precisam apenas de um navegador e Flash Player para que possam participar de uma sessão de praticamente qualquer plataforma;
- Possui módulo para sua integração com o Moodle;
O servidor oferece suporte a ferramentas flexíveis de gerenciamento de permissão e um poderoso sistema de moderação de conferência. Os participantes são controlados e interagem por meio da interface web.
Por fim, o código OpenMeetings é escrito em Java. MySQL e PostgreSQL podem ser usados como DBMS.
Agora, a Apache Software Foundation anunciou o lançamento do servidor de webconferência Apache OpenMeetings 5.0.
Novidades do Apache OpenMeetings 5
Nesta nova versão, destacam-se as melhorias para organizar chamadas de áudio e vídeo, bem como para disponibilizar o acesso à tela, utilizando o protocolo WebRTC.
Componentes redesenhados para compartilhamento de microfones e webcams, screencasting, reprodução e gravação de vídeo usando HTML5. Você não precisa mais instalar o plug-in Flash.
A interface é adaptada para controle a partir de telas sensíveis ao toque e funciona com dispositivos móveis e tablets.
Outra mudança que se destaca é que foi adicionado suporte para envio de links diretos para entrar em salas de descanso que usam o nome simbólico da sala em vez de um ID numérico.
Também foi adicionado suporte para edição de avatares de usuários (Admin-> Usuários).
As bibliotecas incluídas foram atualizadas para as versões mais recentes. Os requisitos da versão Java foram elevados para Java 11.
Regras mais fortes de CSP (Política de Segurança de Conteúdo) foram implementadas para proteger contra a substituição do código de outra pessoa.
É fornecido o ocultamento de informações sobre a conta e e-mail dos usuários.
A estrutura da web Apache Wicket 9.0.0 é usada para projetar a interface da web e transferir mensagens em tempo real usando o protocolo WebSockets e uma mudança instantânea da resolução da câmera é fornecida, a câmera frontal é habilitada por padrão para streaming de vídeo .
Para saber mais sobre essa versão do yy, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Apache OpenMeetings 5
Por fim, para os interessados em obter esta nova versão, podem ir ao site oficial do projeto e na sua seção de downloads encontrarão os pacotes binários, bem como o código para sua compilação ou também uma imagem Docker já preparada.
Já para quem usa Arch Linux e derivados, você encontra o pacote já pronto no AUR.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap