Em breve, a AOOSTAR lançará mini PCs com Oculink, começando pelo AOOSTAR Pro 7 e AOOSTAR Max. Confira os detalhes desses computadores.
Sim. A fabricante chinesa de mini PCs AOOSTAR é a mais recente empresa a anunciar que está trabalhando em produtos com portas Oculink que permitem conectar docks gráficos externos e outros acessórios de alta velocidade a um PC.
AOOSTAR lançará mini PCs com Oculink
Os próximos AOOSTAR Pro 7 e AOOSTAR Max são mini PCs com suporte para processador AMD Ryzen 7 77840HS, até três SSDs e portas USB4 e Oculink, enquanto o AOOSTAR GPU Dock é um dock gráfico que também suporta USB4 e Oculink.
AOOSTAR ainda não anunciou detalhes de preço ou disponibilidade de nenhum dos produtos, mas há algumas informações sobre cada um no site da AOOSTAR e na Amazon Store da empresa.
AOOSTAR GPU Dock
Há muito poucas informações sobre o próximo dock gráfico, mas sabemos que ele possui um gabinete de metal e suporte para conexões USB4 (que chegam a 40 Gbps), bem como Oculink (que teoricamente poderia suportar velocidades de até 128 Gbps, mas que normalmente supera perto de 64 Gbps neste tipo de dispositivo).
Ele também possui um conector PCIe 4.0 que permitirá que você escolha qual placa gráfica discreta deseja usar com o dock, embora até que a AOOSTAR libere mais informações sobre coisas como tamanho e limites de potência, não saberemos exatamente quais placas gráficas são compatíveis.
Ainda assim, a inclusão de um slot PCIe ajuda a diferenciar este próximo eGPU de alguns dos primeiros docks gráficos habilitados para Oculink, como o GPD G1 e ONEXGPU, ambos fornecidos com uma GPU AMD Radeon RX 7600M que não pode ser substituída pelo usuário.
AOOSTAR Pro7/AOOSTAR Máx.
Esses computadores compactos estarão disponíveis com opções de processadores AMD Ryzen 7 7735HS e Ryzen 7 7840HS, mas apenas o último suportará uma porta Oculink.
AOOSTAR Max
AOOSTAR forneceu mais detalhes para o AOOSTAR Max, que possui um conjunto de portas que inclui:
- 1 x Oculink
- 1 x USB4
- 2 x USB 3.2 Gen 2 Tipo A
- 2 x USB 2.0 Tipo A
- 2 x HDMI
- 2x Ethernet de 2,5 GbE
O sistema tem um chassi de metal e a AOOSTAR afirma que os processadores da série Ryzen 7000HS, que são projetados para rodar na faixa de 35-54 watts, estão configurados para rodar até 65 watts no AOOSTAR Max.
Os modelos com chips Ryzen 7 7840HS possuem memória LPDDR5-7500, enquanto os modelos Ryzen 7 7735HS possuem memória LPDDR5-6400.
Em ambos os casos, parece que a memória será soldada à placa-mãe, o que significa que não será substituível pelo usuário… embora eu considerasse essas especificações com cautela, já que o site também menciona modelos barebones sem memória ou armazenar.
O armazenamento é outra história, com o computador apresentando três slots M.2 para SSDs PCIe NVMe.
Você pode querer considerar esses recursos de memória e armazenamento com cautela, porque o site AOOSTAR também menciona um modelo básico sem memória, armazenamento ou sistema operacional.
Suspeito que isso significa que a empresa oferecerá um modelo “básico” com processador e memória, mas sem armazenamento ou sistema operacional, ou que o computador realmente terá memória DDR5 em vez de LPDDR5, o que significaria que, afinal, ele pode ser substituído pelo usuário.
Ah, e tem mais uma coisa, mas ainda não sabemos o que é. AOOSTAR diz que o computador tem um “recurso misterioso” que será divulgado próximo ao lançamento, provavelmente em meados de janeiro, junto com o “anúncio oficial” do AOOSTAR Max.
AOOSTAR Pro7
Enquanto isso, há um pequeno vídeo teaser do próximo AOOSTAR Pro7 na Amazon Store da empresa.
Embora o vídeo não forneça muitos detalhes sobre este sistema, sabemos que ele vem com as mesmas opções de processador do Max e possui um gabinete de metal, ventoinhas duplas e três conectores SSD PCIe NVMe.
Mas também parece ser um pouco mais alto que o Max e possui um conjunto diferente de portas que inclui:
- 1 x Oculink
- 1 x USB-C
- 4 x USB-A
- 2 x HDMI
- 2 x Ethernet
- Áudio de 1×3,5 mm
Não há informações sobre quais velocidades essas portas suportam, quanto custará esse modelo ou quando estará disponível. Mas eu não ficaria surpreso se fosse lançado oficialmente na mesma época que o Max, já que eles são semelhantes em muitos aspectos.