Para a alegria de quem queria um smartphone com Linux com mais recursos, o foi anunciado o PinePhone Pro com mais potência, 4 GB de RAM.
Ansiando por uma versão premium do PinePhone? Bem, você está com sorte – um acaba de ser anunciado.
O PinePhone Pro foi anunciado como “o smartphone com Linux mainline mais rápido do mercado” e traz algumas atualizações de desempenho importantes em comparação com o PinePhone original.
Anunciado o PinePhone Pro com mais potência, 4 GB de RAM
Mais poderoso, o novo modelo vem equipado com um processador ARM de seis núcleos, 4 GB de RAM e 128 GB de memória interna. Chaves dip de privacidade de hardware físico também estão incluídas como padrão.
No coração do PinePhone Pro está o Rockchip RK2299S. Este chip de 1,5 GHz é uma versão modificada do SoC usado no PineBook Pro.
‘Alternações’ para o chip incluem suporte para o estado de suspensão do PinePhone Pro. Isso “permite que o smartphone receba chamadas e mensagens SMS enquanto preserva a bateria”, diz a Pine64.
“O PinePhone Pro não é um PinePhone de segunda geração, mas sim um PinePhone de última geração. O PinePhone original também não irá desaparecer tão cedo – na verdade, temos milhares de unidades no pipeline.”
O desempenho aprimorado do modelo profissional se prestará bem ao modo “encaixado”, com navegação na web, visualização de vídeos em HD e até mesmo um pouco de edição leve de fotos, tudo dito para ter um bom desempenho no dispositivo.
Embora o PinePhone Pro seja um pouco maior (160,8 x 76,6 x 11,1 mm) do que o original (160,5 mm x 76,6 mm x 9,2 mm), o dispositivo é compatível com os acessórios do case PinePhone, como o próximo case de teclado físico.
Especificações do PinePhone Pro:
Tela: IPS de 6 polegadas (1440 × 720) com Gorilla Glass 4
CPU: Rockchip RK3399S a 1,5 GHz (2x A72, 4x A53)
Gráficos: ARM Mali T860
RAM: 4GB LPDDR4
Armazenamento: 128 GB eMMC
Câmeras: 13 MP Sony IMX258 (traseiro) 5 / MP OmniVision OV5640 (frontal)
Portas: Slot microSD para carro / Pogo pins / USB C (incluindo vídeo) / Conector de áudio
Bateria: 3000mAH (substituível)
Preço: US$ 399
As pré-encomendas da edição de desenvolvedor do PinePhone Pro já estão online hoje, 15 de outubro, mas – tenha isso em mente – essas versões são destinadas principalmente a desenvolvedores de sistemas operacionais e hackers de hardware, e não entusiastas ou usuários finais.
Os não desenvolvedores que desejam um PinePhone Pro devem aguardar o PinePhone Pro Explorer Edition. Ele estará disponível para encomenda ainda este ano e será “voltado para usuários finais com experiência em tecnologia” (ou seja, pessoas como você e eu).
Preço? $ 399. Isso é menos custos e taxas adicionais, como frete, imposto de importação, etc.
Para abrir seu apetite amante de hardware, aqui estão alguns renderizações do novo PinePhone Pro cortesia da Pine64, incluindo uma comparação de tamanho com o PinePhone existente: