Anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura

E finalmente foi o 2.0 e o novo de . Confira os detalhes desse anuncio.

Não muito tempo atrás, aprendemos que haveria novos padrões USB. Queremos dizer que as especificações impressas na caixa dos acessórios correspondentes mudam.

Agora, a organização USB-IF lançou oficialmente os novos parâmetros do padrão USB4 v2.0. Então, começando com esse padrão, ele se torna mais rápido e altera o sistema de nomenclatura.

Anunciado o padrão e o novo sistema de nomenclatura

Anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura
Anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura

Sabemos que o USB-IF tem usado vários sistemas de nomenclatura. Inicialmente, ele estava usando os termos Full Speed ​​e High Speed. Em seguida, mudou para USB 3.2 Gen1/Gen2/Gen2x2, permitindo que os clientes conheçam as especificações exatas deste ou daquele acessório.

O que mudou no padrão usb?

No entanto, esqueça o que você sabia sobre o padrão USB. A partir do USB4, quase herda o padrão Thunderbolt 3 doado pela Intel. Simplificando, o novo USB4 v2.0 não é uma interface, mas um nome padrão.

A partir de agora, a interface USB terá um sistema de nomenclatura diferente. USB4 v2.0 corresponde a USB 80 Gbps, USB4 corresponde a USB 40 Gbps, USB 3.2 Gen2x2 corresponde a 20 Gbps, USB 3.2 Gen2 corresponde a USB 10 Gbps e USB 3.2 Gen1 corresponde a USB 5 Gbps, etc.

Não haverá alterações para os USB 2.0 e USB 1.0 mais antigos. Eles são muito lentos e presos na ordem de Mbps.

Anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura
Anunciado o padrão USB4 2.0 e o novo sistema de nomenclatura

Portanto, a partir de agora, você deve prestar atenção aos logotipos de embalagem, interface e cabo de dados.

Voltando ao UBS4 2.0 ou USB 80Gbps, devemos notar que a velocidade de transferência dobrou devido à nova arquitetura da camada física baseada no mecanismo de codificação de sinal PAM3 e na linha de dados ativa de 80Gbps recém-definida.

Em cenários de aplicativos específicos, como uma tela 8K de ultra-alta definição, o USB 80 Gbps também pode ser configurado no modo de transferência assíncrona de codificação assimétrica.

Uma vez feito, será de até 120 Gbps em uma direção e 40 Gbps na outra. O primeiro é suficiente para transportar sinais DP 2.0/2.1 UHBR20.

Além disso, o USB 80Gbps atualizou o protocolo de dados e exibição. Por isso, faz melhor uso da largura de banda.

A transmissão de dados suporta alta largura de banda de 20 Gbps e a transmissão de exibição é conectada com DP 2.0 e PCIe 4.0, compartilhando a camada física PHY.

Obviamente, o USB 80 Gbps permanece compatível com versões anteriores. Existe apenas uma interface do USB Type-C.

A propósito, a interface USB Type-C e as especificações da fonte de alimentação PD foram alteradas para acompanhar o ritmo USB de 80 Gbps.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.