E foi lançado o antiX 19.5 com o mais recente ambiente de desktop IceWM. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
O antiX é uma distribuição Linux de live CD, leve e fácil de instalar, baseada no ramo “Estável” do Debian para sistemas compatíveis com x86. O antiX oferece aos usuários o “antiX Magic” em um ambiente adequado para computadores antigos.
Enfim, o antiX Linux é uma distribuição Linux de desktop leve baseada no Debian para arquiteturas compatíveis com Intel-AMD x86 de 32 e 64 bits e é totalmente livre de sistema. Simplificando, é Debian sem systemd.
antiX Linux voltado para hardware e sistemas muito antigos. Você precisa de pelo menos 256 MB de RAM e o instalador precisa de um tamanho mínimo de disco rígido de 4,0 GB. Como você pode ver, se você deseja reviver seu hardware super antigo com o Linux, essa pode ser a distribuição perfeita.
O antiX também pode ser usado como um CD de recuperação de inicialização rápida ou executar “live” em um pendrive, com ou sem armazenamento persistente de arquivos.
Agora, o projeto lançou sua última correção de bug, versão atualizada antiX 19.5 baseada no Debian 10 “Buster” estável.
Novidades do antiX 19.5
Chegando após 8 meses desde o lançamento do antiX 19.4, este quinto ponto do lançamento do antiX 19.5 traz as atualizações usuais do Kernel, os últimos pacotes Buster do Debian 10 e a versão estável do respectivo aplicativo. Vamos dar uma breve olhada no que há de novo no antiX 19.5.
O Kernel Linux é atualizado para 4.9.0-294 nesta versão. Por ser uma versão LTS, o kernel Linux 4.9 receberá bugs de backport e importantes correções de segurança até janeiro de 2023.
No lado da área de trabalho, o antiX 19.5 executa o ambiente de área de trabalho IceWM extremamente leve por padrão. É um gerenciador de janelas para o X Window System com o objetivo principal de ser rápido, fácil de usar e não atrapalhar o usuário. A versão mais recente da distribuição traz a versão mais recente do IceWM 2.9.5.
Além disso, muitos pacotes de upstream principais do Debian foram reconstruídos para remover uma dependência rígida de libsystemd0/libelogind0. Estes incluem apt, cups, dbus, gvfs, openssh, policykit-1, procps, pulseaudio, rpcbind, rsyslog, samba, sane-backends, udisks2, util-linux, webkit2gtk e xorg-server.
A lista de outras mudanças desde o AntiX 19.4 é bastante curta. Ele inclui os pacotes de software mais recentes, como Firefox ESR 91.5, SeaMonkey 2.53 e LibreOffice 7.0.4.
O antix 19.5 é baseado no branch estável Debian 10 “Buster”, com kernel Linux 4.9 LTS, Firefox ESR 91 e LibreOffice 7.0.4.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o antiX 19.5
A imagem ISO do antiX 19.5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux