antiX 23.2 lançado com dois kernels personalizados

E foi lançado o antiX 23.2 com dois kernels personalizados. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

O antiX é uma distribuição Linux de live CD, leve e fácil de instalar, baseada no ramo “Estável” do Debian para sistemas compatíveis com x86. O antiX oferece aos usuários o “antiX Magic” em um ambiente adequado para computadores antigos.

Enfim, o antiX Linux é uma distribuição Linux de desktop leve baseada no Debian para arquiteturas compatíveis com Intel-AMD x86 de 32 e 64 bits e é totalmente livre de sistema. Simplificando, é Debian sem systemd.

antiX Linux voltado para hardware e sistemas muito antigos. Você precisa de pelo menos 256 MB de RAM e o instalador precisa de um tamanho mínimo de disco rígido de 4,0 GB.

Como você pode ver, se você deseja reviver seu hardware super antigo com o Linux, essa pode ser a distribuição perfeita.

O antiX também pode ser usado como um CD de recuperação de inicialização rápida ou executar “live” em um pendrive, com ou sem armazenamento persistente de arquivos.

Agora, o projeto lançou o antiX 23.2.

Novidades do antiX 23.2

antiX 23.2 lançado com dois kernels personalizados

Mais de sete meses após seu lançamento anterior 23.1, o antiX 23.2 baseado em Debian, codinome “Arditi del Popolo”, está aqui!

Para os usuários atuais do antiX 23.1, há boas notícias: não há necessidade de reinstalação. E, claro, como sempre, o antiX fornece uma experiência completa sem systemd e sem elogind.

Em linha com a tradição do antiX, o antiX 23.2 oferece diferentes sabores para arquiteturas de 32 e 64 bits. Os usuários podem escolher entre as versões sysVinit ou runit, todas garantindo uma experiência simplificada. Os sabores disponíveis são:

  • antiX-full (1,8 GB): Esta versão inclui quatro gerenciadores de janelas — IceWM (padrão), fluxbox, jwm e herbstluftwm — juntamente com o pacote completo do LibreOffice. A versão x64 vem com dois kernels, Legacy 5.10 e Modern 6.1.
  • antiX-base (1,2 GB): Semelhante à versão completa, esta versão também vem com quatro gerenciadores de janelas, mas ignora os aplicativos extras como o LibreOffice.
  • antiX-core (520 MB): Esta versão não tem interface gráfica de usuário (GUI), mas suporta a maioria das redes sem fio, fornecendo um excelente ponto de partida para usuários que desejam uma configuração leve e personalizável.
  • antiX-net (220 MB): Esta versão básica tem o suficiente para você se conectar (via internet com fio) e começar a construir do zero.

Para aqueles que optarem pelas edições core ou net, observe que a conexão com a internet pode exigir comandos manuais, como digitar ifup eth0 ou ifup eth1 como usuário root.

O antiX 23.2 é baseado no Debian 12 (Bookworm), mas é notavelmente desprovido de systemd, elogind e suas dependências. Em vez disso, o antiX emprega eudev em vez de udev, mantendo-o livre de systemd e garantindo compatibilidade de hardware suave.

Entre os principais componentes, a edição antiX-full x64 é equipada com dois kernels personalizados: 5.10 (Legacy) e 6.1 (Modern), permitindo que os usuários selecionem sua versão preferida.

No entanto, após a instalação, o kernel padrão será o Modern 6.1, independentemente de qual kernel foi inicializado durante a sessão ao vivo.

A edição antiX-full vem com ferramentas de produtividade familiares, como LibreOffice 24.8.2 e Firefox ESR 128.3. Enquanto isso, o antiX-base fornece o Seamonkey 2.53.19 para navegação na web, garantindo uma operação leve.

Ambas as edições vêm com software multimídia útil, como XMMS para áudio, Celluloid e MPV para reprodução de vídeo, e vários outros aplicativos para atender às diferentes necessidades do usuário.

O lançamento continua a incluir aplicativos populares e úteis, como Geany, Leafpad, Claws Mail e CUPS para impressão. Notavelmente, novas ferramentas e aplicativos internos foram adicionados, aprimorando a experiência antiX:

  • antiX TV e antiX Radio : ferramentas de streaming para amantes de TV e rádio.
  • Finder : um script simples para pesquisar tudo, de arquivos a aplicativos e conteúdo da web.
  • Gerenciador antiX SAMBA : Um script para gerenciar compartilhamentos Samba, disponível diretamente no Centro de Controle do antiX.
  • Alternador de equalizador antiX : Uma ferramenta útil para ativar ou desativar o equalizador PipeWire.

O aplicativo antiX Control Centre continua sendo o núcleo para gerenciar as configurações do sistema, oferecendo uma maneira fácil de executar quase qualquer tarefa.

Ferramentas incluídas como Boot Repair, Package Installer e Network Assistant aumentam a funcionalidade geral.

Por fim, além dos novos recursos, no antiX 23.2 muitos scripts e aplicativos internos existentes foram aprimorados ainda mais, proporcionando uma experiência de usuário mais suave.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o antiX 23.2

A imagem ISO do antiX 23.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile