Se você quer gerenciar melhor o frameworks Javascript Angular, conheça e veja como instalar o AngularCLI no Linux usando Nodjs.
Atualmente, o campo de desenvolvimento de aplicações web é bastante competitivo. Todos os dias há mais ferramentas focadas nessa área. Desses aspectos, o front end se destaca por ser a porta de entrada do aplicativo.
De fato, para muitos usuários, o aspecto gráfico é o primeiro critério de avaliação que conta ao avaliar um aplicativo.
No front end de um aplicativo web, encontramos o Javascript que adiciona dinamismo ao HTML. Do Javascript, existem muitos frameworks, mas o mais popular é o Angular.
Angular é uma estrutura de JavaScript para criar o lado frontal usando o padrão MVC. Foi criado em 2009 pelo Google e está se tornando cada vez mais popular.
Graças ao Angular, poderemos acelerar o trabalho a partir do front end usando muitas funcionalidades JavaScript perfeitamente organizadas. Sua metodologia é o SPA, ou seja, single page application (aplicativo de página única).
Por outro lado, o Angular está sendo amplamente utilizado em uma nova pilha chamada MEAN (MongoDB, ExpressJS, Angular e NodeJS) onde você pode criar outros tipos de aplicativos web.
Para ter uma ferramenta para gerenciar melhor o Angular, é que o AngularCLI surge.
AngularCLI é uma interface de linha de comando para Angular, com isso, podemos criar um aplicativo que já funciona, logo de cara.
Então, se você usa o Angular ou quer aprender, você precisa instalar o AngularCLI. E, neste tutorial, veremos como instalar o AngularCLI, a ferramenta com a qual você pode criar projetos no Angular.
Como instalar o AngularCLI no Linux usando Nodjs
AngularCLI precisa do Nodejs para ser instalado em seu sistema. Se você não tem esse recurso em seu sistema, use um dos tutoriais abaixo:
Descubra como instalar o Node.js no Linux
Veja como instalar o interpretador Node.js no Linux via Snap
Para instalar o AngularCLI no Linux, abra um terminal e execute o seguinte comando:
sudo npm install -g @angular/cli
Depois de concluir a instalação do AngularCLI, use o seguinte comando para verificar a versão instalada:
ng --version
Pronto! Você já pode começar a usar o AngularCLI!
Para saber mais sobre esse recurso, consulte a documentação do AngularCLI.