Segundo informações do Windows Central, o Andromeda OS finalmente foi revelado. Conheça o SO de tela dupla da Microsoft para telefones.
Os smartphones Surface Duo da Microsoft apresentam telas duplas e são fornecidos com uma série de aplicativos móveis da Microsoft e uma versão personalizada do sistema operacional Android do Google, porque a Microsoft praticamente desistiu de criar um sistema operacional para smartphones baseado no Windows.
Mas há alguns anos a empresa estava trabalhando em uma versão do Windows 10 Mobile projetada para telefones de tela dupla.
Com o codinome Andromeda OS, foi descartado quando a Microsoft desistiu do Windows Mobile. Mas no ano passado o Windows Central publicou um relatório detalhando como o sistema operacional teria funcionado, com base em informações vazadas.
Agora, o Windows Central tem muito mais informações graças a uma versão vazada do próprio Andrômeda OS.
Andromeda OS revelado! Conheça o SO de tela dupla da Microsoft para telefones
Esta compilação foi projetada para testar o sistema operacional no Microsoft Lumia 950, um dos últimos smartphones a ser fornecido com o software Windows 10 Mobile.
Embora fosse um telefone com uma única tela, este era supostamente o telefone que a Microsoft estava usando para testar o Andrômeda OS, então a empresa emitiu versões do sistema operacional para o telefone.
Dito isso, o projeto foi cancelado antes mesmo de ser concluído, então o software é bastante áspero – em vez de mostrar um sistema operacional totalmente polido que nunca foi lançado, o Windows Central publicou fotos e um vídeo prático que sugere o que poderíamos ter visto se a Microsoft continuasse nesse caminho.
Uma coisa que está clara é que a Microsoft estava colocando recursos de caneta e caligrafia na frente e no centro.
Por exemplo, você pode começar a fazer anotações diretamente da tela de bloqueio tocando a caneta na tela – você nem precisa desbloquear o telefone primeiro. Há também um recurso “Diário” constantemente rodando em segundo plano, permitindo que você faça anotações a qualquer momento.
O sistema operacional mantém uma interface de usuário no estilo Windows 10 Mobile que inclui um menu Iniciar baseado em blocos, painel de configurações rápidas e aplicativo de configurações.
Mas também há suporte para navegação baseada em gestos: ao visualizar um aplicativo em tela cheia, você pode deslizar do lado esquerdo da tela para abrir o menu Iniciar ou da direita para exibir notificações e Cortana. Deslizar de cima para baixo abre o Centro de Controle.
Algumas dessas ideias acabaram sendo levadas para o Surface Duo ou Windows 11 baseado em Android. Mas, no geral, o relatório do Windows Central é uma cápsula do tempo de um sistema operacional que nunca verá a luz do dia.