Para atender aqueles que querem mais privacidade, o sistema do Google criou o Android Private Space, um local seguro para ocultar apps.
Não há como negar que você experimentará o Android como o Google queria na versão stock, também conhecido por alguns como Vanilla ou Pure Android, que é a versão principal do sistema operacional projetado e desenvolvido pelo Google.
Ele é uma versão não modificada do Android, o que significa que os fabricantes de dispositivos o instalaram como está.
Mas também é verdade que skins adequadas no sistema operacional podem torná-lo mais funcional. O One UI da Samsung, por exemplo, possui uma pasta segura, um recurso que oferece um local seguro e privado para ocultar aplicativos e dados.
E, finalmente, algo semelhante finalmente chegou à versão stock. É chamado de Android Private Space (Espaço Privado do Android).
Android Private Space, um local seguro para ocultar apps
O recurso Private Space está atualmente em fase de visualização no QPR2 Beta 2 do Android 14. Ou seja, o recurso ainda não está totalmente funcional.
O Google provavelmente irá habilitá-lo na próxima atualização. Quando estiver disponível, você poderá desfrutar de um espaço seguro para ocultar aplicativos.
Mais sobre o Android Private Space e como ativá-lo
No momento, o Android 14 QPR2 Beta 2 está disponível para dispositivos Pixel. Se você o tiver instalado, poderá ativar o recurso Android Private Space no aplicativo Configurações assim que estiver disponível.
A opção estará na aba Segurança e Privacidade, onde você precisa alternar o modo. Dê uma olhada na captura de tela abaixo se precisar de um guia visual.
Como o recurso ainda não está disponível, você não pode verificar como o recurso Android Private Space funcionará. Mas o Android Police tem uma prévia do recurso.
Você pode conferir as capturas de tela anexadas abaixo para ter uma ideia. Novamente, esta prévia não é a versão final, pois o Google provavelmente irá aperfeiçoá-la ainda mais.
No entanto, as capturas de tela mostram que o recurso Private Space funcionará de forma semelhante à Pasta Segura da Samsung. Mas ainda não está claro se oferecerá suporte para documentos, fotos e outros arquivos.
Precisamos esperar pela versão estável para descobrir isso. E com certeza iremos mantê-lo atualizado quando o Google permitir que mais usuários experimentem.