Android ganhará novos recursos de proteção de dados e anti-roubo

De olho nas diversas ameaças que continuamente o atacam, o Android ganhará novos recursos de proteção de dados e anti-roubo.

Android é um sistema operacional baseado no kernel do Linux, projetado principalmente para dispositivos eletrônicos móveis (como smartphones e tablets) com tela sensível ao toque ou interface de usuário baseada na manipulação direta.

Atualmente, o Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo, o que também o torna o mais visado por softwares maliciosos.

Agora, o Google está introduzindo vários recursos antirroubo e de proteção de dados ainda este ano, alguns disponíveis apenas para dispositivos Android 15+, enquanto outros serão implementados em bilhões de dispositivos com Android 10 e posterior.

Android ganhará novos recursos de proteção de dados e anti-roubo

Android ganhará novos recursos de proteção de dados e anti-roubo

Para proteger seus dados pessoais e confidenciais caso seu dispositivo seja roubado ou perdido, um novo bloqueio de tela automatizado com tecnologia de IA chamado Bloqueio de Detecção de Roubo bloqueará a tela se detectar movimentos abruptos associados a tentativas de roubo, como ladrões arrancando seu dispositivo da sua mão.

Para garantir ainda mais que os ladrões não possam acessar seus dados e aplicativos confidenciais, outro novo recurso conhecido como Bloqueio de dispositivo off-line bloqueará automaticamente o dispositivo logo após um ladrão desconectá-lo da rede ou se detectar muitas tentativas de autenticação malsucedidas.

O Google também anunciou um recurso de bloqueio remoto para ajudar aqueles cujos dispositivos Android foram roubados a bloquear seus smartphones ou tablets remotamente usando apenas seu número de telefone e um desafio de segurança. Para usar o recurso, você terá que acessar android.com/lock.

“Isso lhe dá tempo para recuperar os detalhes da sua conta e acessar opções úteis adicionais em Encontre Meu Dispositivo, incluindo o envio de um comando completo de redefinição de fábrica para limpar completamente o dispositivo”, disse a vice-presidente do Google, Suzanne Frey.

O bloqueio de detecção de roubo, o bloqueio de dispositivo off-line e o bloqueio remoto estarão disponíveis em dispositivos com Android 10 ou posterior por meio de uma atualização do Google Play Services que será lançada ainda este ano.

Conforme anunciado no Google I/O 2024, a nova versão do Android 15 também atualizará a proteção de redefinição de fábrica para tornar a venda de dispositivos roubados muito difícil ou impossível, exigindo as credenciais de sua conta do Google durante o processo de configuração.

“Com esta atualização, se um ladrão forçar a redefinição do dispositivo roubado, ele não poderá configurá-lo novamente sem conhecer o seu dispositivo ou as credenciais da conta do Google. Isso torna um dispositivo roubado invendável, reduzindo os incentivos para roubo de telefone”, Frey adicionado.

Android ganhará novos recursos de proteção de dados e anti-roubo – Alerta de roubo de Android (Google)

O Android também exigirá seu PIN, senha ou autenticação biométrica ao tentar acessar ou alterar configurações críticas da conta do Google e do dispositivo em um local não confiável, como alterar seu PIN, acessar chaves de acesso ou desativar a proteção contra roubo.

Da mesma forma, desativar o Encontre Meu Dispositivo ou estender o tempo limite da tela do dispositivo também exigirá a inserção de seu PIN ou senha ou o uso de alguma forma de autenticação biométrica.

Isso adiciona mais uma camada de segurança projetada para evitar que criminosos que roubam seu dispositivo o mantenham “desbloqueado ou não rastreável on-line”.

A nova versão do Android também incluirá os chamados “espaços privados” que podem ser bloqueados usando um PIN de sua escolha para evitar que ladrões acessem dados confidenciais armazenados em seus aplicativos, como informações de saúde ou financeiras.

Atualizações de proteção contra redefinição de fábrica e espaço privado serão lançadas quando o Android 15 for lançado neste outono, enquanto proteções de autenticação aprimoradas estarão disponíveis em dispositivos selecionados ainda este ano.

No Google I/O 2024, a empresa também anunciou novos recursos Android 15 e Google Play Protect para proteção contra golpes, fraudes, spyware e malware bancário.

Sair da versão mobile