Android 14 poderá permitir o uso de duas cópias do mesmo app

Segundo Mishaal Rahman, o Android 14 poderá permitir o uso de duas cópias do mesmo app, com um novo recurso de “clonagem de aplicativo”.

A próxima versão do sistema operacional Android do Google pode permitir que você instale várias instâncias do mesmo aplicativo graças a um novo recurso de “clonagem de aplicativo”.

Identificado pela primeira vez por Mishaal Rahman, o recurso está incluído no Android 14 Developer Preview 1, que foi lançado esta semana.

Android 14 poderá permitir o uso de duas cópias do mesmo app

Android 14 poderá permitir o uso de duas cópias do mesmo app
Android 14 poderá permitir o uso de duas cópias do mesmo app – Mishaal Rahman/xda-developers

Resumindo, esse recurso permite que você instale um aplicativo Android em seu dispositivo, e depois “clone” esse aplicativo para instalar uma segunda cópia.

Em seguida, você pode fazer login em cada instância do aplicativo usando uma conta de usuário diferente, permitindo que você mantenha seus perfis pessoais e profissionais separados ou permita que seu filho ou outro membro da família acesse seus dados em seu telefone ou tablet.

Você já poderia fazer isso configurando o Android for Work, mas dessa forma você não precisa configurar um perfil de trabalho totalmente novo em seu dispositivo. Você pode simplesmente clonar o aplicativo ou aplicativos com os quais deseja usar várias contas.

A clonagem de aplicativos não é totalmente nova – alguns fabricantes de telefones incorporaram o recurso em suas versões do Android e existem alguns aplicativos de terceiros que oferecem funcionalidade semelhante.

Mas agora parece que o Google está pelo menos considerando trazer o recurso para o Android 14.

Ainda não é um negócio fechado. Rahman observa que o recurso está desativado por padrão no Android 14 DP1 e precisa ser ativado alternando um sinalizador de desenvolvedor para sua posição ativada.

Isso pode significar que ainda não está pronto para o horário nobre, e pode nunca estar. Não sabemos ao certo se o Google planeja disponibilizar a clonagem de aplicativos para todos até que o Android 14 estável seja lançado neste outono.

Neste ponto, também há pelo menos um grande problema de interface do usuário com a forma como a clonagem de aplicativos é implementada no Android 14 DP1: os aplicativos clonados são exatamente iguais aos originais na tela inicial e na gaveta de aplicativos.

Sem uma maneira fácil de diferenciar o ícone para seus perfis pessoais ou de trabalho, imagino que seja um pouco fácil enviar acidentalmente uma mensagem pessoal em sua conta de trabalho ou vice-versa.

Se o Google planeja tornar a clonagem de aplicativos mais amplamente disponível, esperamos que a empresa encontre uma solução para esse problema primeiro.

Outra dica interessante? Nem todos os aplicativos Android podem ser clonados neste momento. Rahman diz que a “lista de aplicativos clonáveis que podem aparecer… está atualmente codificada“.

a

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.