E foi lançado o Android 14 DP1 com melhor suporte a tablets e dobráveis, e muito mais. Confira as novidades dessa importante prévia.
O Google planeja lançar o Android 14 ainda neste ano, mas a primeira prévia do desenvolvedor já está disponível para teste como o Android 14 DP1.
Android 14 DP1 lançado com melhor suporte a tablets e dobráveis
Entre outras coisas, o Android 14 foi projetado para oferecer melhor suporte a tablets e dobráveis, funcionar melhor para usuários com visão limitada, gerenciar melhor tarefas executadas em segundo plano e combater malware.
Infelizmente, um efeito colateral do esforço do Google para melhorar a segurança é que você pode não conseguir instalar alguns aplicativos mais antigos em dispositivos com Android 14.
O Google diz que isso ocorre porque “o malware geralmente visa níveis de API mais antigos para ignorar as proteções de segurança e privacidade introduzidas nas versões mais recentes do Android”.
Portanto, a empresa diz que os dispositivos com Android 14 não permitem que você instale aplicativos direcionados ao Android API de nível 22 ou inferior.
Em outras palavras, se um aplicativo foi projetado para ser executado no Android 5.1 ou anterior e nunca foi atualizado para oferecer suporte a versões mais recentes do Android, você não poderá instalá-lo em dispositivos Android 14.
O Google diz que se você estiver usando um dispositivo com alguns desses aplicativos já instalados e atualizar para o Android 14, não perderá seus aplicativos antigos.
Você simplesmente não poderá instalar novos aplicativos destinados à API de nível 22 ou anterior. Você também pode ver um aviso se instalar um aplicativo destinado ao Android 8.1 ou anterior (API de nível 27).
De acordo com o Google, ele escolheu esse corte porque há malware que visa especificamente esses níveis de API mais antigos para evitar recursos de segurança e privacidade implementados com nível de API 23/Android 6.0.
Em uma nota mais positiva, o Google introduziu vários novos recursos para desenvolvedores que devem facilitar o desenvolvimento de aplicativos que funcionem bem com tablets e dobráveis, e um recurso de acessibilidade que permite aos usuários dimensionar fontes em até 200% (o limite anterior foi de 130%).
Embora o anúncio do Android 14 DP1 do Google seja voltado para desenvolvedores e não se aprofunde em novos recursos voltados para o usuário, as pessoas já estão começando a se aprofundar e relatar suas descobertas.
Enfim, aqui estão algumas mudanças:
- O gesto preditivo para trás fornece uma prévia do que acontecerá quando você começar a deslizar.
- Há uma opção “permitir que convidados usem o telefone” que permite que usuários convidados acessem seu histórico de chamadas telefônicas.
- Você pode decidir a quais aplicativos de fotos ou vídeos têm acesso .
- As estatísticas de uso da bateria mostram a tela na hora novamente .
- A barra de tarefas que aparece em tablets agora mostra rótulos de texto, bem como ícones de aplicativos .
Você pode baixar builds para o Pixel 4a 5G e telefones mais recentes ou configurar o Android Emulator para oferecer suporte ao Android 14 Developer Preview 1.