Segundo uma postagem do 9to5Google, o Android 14 bloqueará o sideload de aplicativos obsoletos, por causa de uma API mais rígida.
Segundo relatos, o Google está atualmente trabalhando em uma nova mudança que virá com o Android 14. Essa mudança impedirá que os usuários carreguem aplicativos antigos e desatualizados em seus dispositivos Android.
Android 14 bloqueará o sideload de aplicativos obsoletos
Atualmente, o Google impôs um nível mínimo de exigência de API na Play Store. Esse requisito impede que os desenvolvedores publiquem aplicativos destinados a versões antigas do Android.
A desvantagem dessa restrição é que ela não impede que o usuário final faça o sideload desses aplicativos antigos.
Alega-se que o Google quer mudar isso com o Android 14. De acordo com uma postagem do 9to5Google, há uma mudança no código que sugere que o Android 14 virá com uma API mais rígida.
A nova API impedirá que os usuários instalem aplicativos desatualizados de terceiros. Para esclarecer isso, os usuários não podem mais instalar arquivos APK de aplicativos que não atendem a um requisito específico da API.
Mas isso não é tudo, lojas de terceiros também não podem instalar aplicativos que não atendam ao novo nível de API.
Em primeiro lugar, o Android 14 bloqueará todos os aplicativos direcionados a versões antigas do Android. Com o tempo, o Google aumentará o limite para o Android 6 Marshmallow e implementará uma estratégia para ir mais longe gradualmente.
Há rumores de que o Google dará aos fabricantes a opção de habilitar o recurso. Dessa forma, os fabricantes de telefones podem definir seu próprio limite para aplicativos desatualizados.
De acordo com o desenvolvedor responsável por essa mudança, a mudança ajudará a conter a propagação de malware. Ele disse que esses malwares podem ter como alvo a versão antiga do SDK para evitar a aplicação do novo comportamento da API.
Os usuários ainda podem instalar arquivos APK antigos por meio de um shell de comando usando um novo sinalizador. No entanto, esse processo não será tão simples quanto carregar aplicativos.
O Google intencionalmente tornará o sideloading um processo complexo para ajudar os usuários a não instalar acidentalmente aplicativos infectados por malware em seus dispositivos.
Nas próximas semanas, o Google lançará a primeira prévia do desenvolvedor para o Android 14, momento em que saberemos mais sobre esse novo recurso. Fique atento enquanto mantemos o controle sobre isso.