E foi lançado o Android 14 beta 2 com Health Connect Storage, e mais. Confira os detalhes dessa nova prévia do sistema.
Sim. A segunda versão beta do Android 14 foi apresentada recentemente e no seu anúncio a Google revelou um pouco mais sobre o que nos espera para este futuro lançamento da popular plataforma móvel.
Android 14 beta 2 lançado com Health Connect Storage, e mais
Uma das principais mudanças que se destaca neste Android 14 beta 2 é que a estrutura principal da plataforma inclui o “Health Connect Storage”, anteriormente disponível como um pacote separado através do Google Play.
O Health Connect fornece armazenamento centralizado de dados de faixas de fitness e outros dispositivos relacionados à saúde do usuário e organiza o acesso conjunto de diferentes aplicativos aos dados de saúde.
É mencionado que o acesso às configurações do Health Connect agora será fornecido por meio do configurador de plataforma regular, por exemplo, por meio das configurações de privacidade, você pode controlar quais dados de saúde determinados aplicativos podem acessar.
Além disso, o Health Connect adicionou suporte para salvar informações sobre a rota percorrida durante o processo de treinamento (o usuário determina o período de tempo para o qual a lista de waypoints será salva).
O Health Connect é um repositório no dispositivo para dados de saúde e condicionamento físico do usuário.
Outra das mudanças que se destaca na nova versão é a melhoria na forma de confirmar o acesso às informações de localização, já que foi adicionada uma nova seção na caixa de diálogo que solicita a confirmação de acesso à localização com informações sobre quando o aplicativo está transmitindo dados sobre a localização e detalhes onde você pode obter mais informações sobre o acesso aos dados transferidos.
Além disso, é destacado que na segunda versão beta do Android 14 o suporte para gravação (HDR), foi expandido com a capacidade de receber informações adicionais da câmera, o que permite salvar imagens no formato “Ultra HDR”, que usa 10 bits por canal para codificação crominance.
A plataforma fornece automaticamente saída HDR quando o suporte a HDR está habilitado no manifesto do aplicativo ou quando Window.setColorMode é chamado. Para renderização separada de Ultra HDR usando OpenGL ou Vulkan, a classe de mapa de ganho pode ser usada.
A plataforma fornece saída HDR automaticamente quando o suporte HDR é ativado no manifesto do aplicativo ou quando Window.setColorMode é chamado. Para renderização separada de Ultra HDR usando OpenGL ou Vulkan, a classe gainmap pode ser usada
O conjunto de extensão de câmera foi atualizado para fornecer a capacidade de usar algoritmos mais demorados que exigem cálculos intensivos para processamento de imagens, por exemplo, para melhorar a qualidade das imagens tiradas com pouca luz.
Para fones de ouvido com fio conectados via USB, a capacidade de aplicar formatos de som sem perdas foi adicionada.
A classe AudioMixerAttributes foi adicionada à API, permitindo que você envie áudio diretamente para o dispositivo, sem mixar, ajustar o volume e processar os efeitos.
Restritos os tipos de aplicativos que podem mostrar notificações em tela inteira quando a tela está bloqueada.
Essas notificações são projetadas para chamar a atenção para informações que exigem uma resposta imediata, como uma chamada recebida ou um alarme, portanto, as permissões para exibir essas notificações agora serão limitadas a aplicativos para fazer chamadas e exibir alertas.
Ele também melhorou o manuseio da animação que sinaliza a transição entre diferentes telas no aplicativo com um gesto deslizante que altera o conteúdo.
O Android Studio já tem um assistente inteligente Studio Bot integrado, que pode gerar construções típicas ao escrever código com base em uma descrição de texto da tarefa, ajudando a corrigir erros e dar recomendações sobre técnicas de desenvolvimento do Android.
Além do bot, a nova versão oferece o modo Live Edit, que permite refletir imediatamente as alterações feitas no código e na interface do aplicativo que está sendo testado e em execução no dispositivo.
Das outras mudanças que se destacam:
- Adicionados novos componentes para animar a alternância da tela inferior e lateral, bem como chamar a missão. Adicionada uma API para criar seus próprios efeitos de transição no aplicativo.
- Recursos foram adicionados para prever atrasos no processamento de imagens, obter informações sobre o progresso do processamento e obter rapidamente uma imagem de visualização antes que a imagem final seja concluída.
- Foi implementado um modo de visualização do SurfaceView mais simplificado e eficiente em termos de energia.
- O suporte é fornecido para usar os recursos integrados de dimensionamento e corte da câmera para imagens RAW transmitidas.
- Implementada a exibição periódica (uma vez por mês) de notificações avisando sobre alterações de aplicativos que têm acesso à localização, métodos de transferência de dados para terceiros (por exemplo, exibidos quando o aplicativo começa a usar dados de localização ao exibir anúncios).
- Adicionada capacidade de renderização acelerada por hardware ao buffer, implementada por meio da classe HardwareBufferRenderer.
Para avaliar as novas funcionalidades da plataforma, foi proposto um programa de teste preliminar. As compilações de firmware estão prontas para dispositivos Pixel 7/7 Pro, Pixel 6/6a/6 Pro, Pixel 5/5a 5G e Pixel 4a (5G).
Por fim, vale ressaltar que o Android 14 está previsto para ser lançado no terceiro trimestre de 2023.
Caso você tenha interesse em poder saber mais sobre ele, pode conferir os detalhes no seguinte link.