Mishaal Rahman descobriu que o Android 13 tem uma interface de usuário para PC, que só aparece quando o sistema é instalado em um PC.
O sistema operacional Android do Google foi originalmente projetado para smartphones, mas acabou chegando aos tablets e dispositivos de TV inteligentes.
O Google insiste há muito tempo que não é um sistema operacional para laptops e desktops, mas posiciona o Chrome OS como seu sistema operacional para PCs, mas isso pode mudar no futuro.
Enquanto investigava o recém-lançado Android 13 Developer Preview 2, Mishaal Rahman descobriu uma interface de usuário personalizada para Android que só aparece quando o sistema operacional é instalado em um PC.
Android 13 tem uma interface de usuário para PC
Não é uma grande mudança em relação à interface de usuário otimizada para tablet que chegou com o Android 12L.
Em ambas as interfaces de usuário, há uma barra de tarefas na parte inferior da tela com ícones para aplicativos em execução no momento e atalhos para aplicativos fixados, permitindo alternar rapidamente entre aplicativos.
A diferença do Android 13 para PCs é que você também verá ícones de notificação e configurações rápidas no lado direito da barra de tarefas, permitindo acessar rapidamente essas funções em um PC sem chegar ao topo da tela.
Rahman observa que os aplicativos também abrem no modo de janela “de forma livre” por padrão quando você está executando o Android 13 DP2 em um PC.
Embora os aplicativos Android sejam normalmente projetados para serem executados no modo de tela cheia, abri-los em “forma livre” coloca cada aplicativo em uma janela redimensionável que pode ser posicionada em qualquer lugar na tela, permitindo visualizar vários aplicativos ao mesmo tempo, ladrilhar ou organizar da maneira que você quiser… da mesma forma que você pode organizar aplicativos do Windows, Linux ou macOS.
O modo Freeform foi incluído no Android desde que o Google lançou o Android 7.0, mas está oculto por padrão. Parece que isso pode finalmente mudar com o Android 13… a menos que todo esse material do modo PC seja apenas um recurso de visualização do desenvolvedor que desaparecerá quando o Android 13 for lançado no canal estável ainda este ano.
Embora o Google não tenha suportado oficialmente o Android em PCs no passado, isso não impediu um punhado de empresas de enviar notebooks equipados com o sistema operacional ao longo dos anos.
E desenvolvedores de terceiros, como o pessoal por trás dos projetos Android-x86 e Bliss OS, portam o Android para PCs há anos.
O Google também tornou as linhas entre seus sistemas operacionais móveis e de PC mais borradas nos últimos anos, primeiro permitindo que os usuários executem aplicativos Android em um Chromebook e, em seguida, otimizando o Chrome OS para tablets.
Você já pode comprar Chromebooks que são, na verdade, tablets 2 em 1 (ou até tablets autônomos sem teclado).
Se o Google realmente lançar o Android 13 como um sistema operacional compatível com PC e os fabricantes de dispositivos começarem a enviar laptops Android, ficará cada vez mais claro por que o Google se preocupa em manter dois sistemas operacionais diferentes.