Detalhes da publicação dos boletins de segurança de agosto do Android revelam que o Android 13 parece pronto para ser lançado em setembro.
A última versão do Android 13 Beta chegou no mês passado como Beta 4, juntamente com uma promessa do Google de que este era o último dos betas.
Sem contar a atualização 4.1 para corrigir alguns bugs, o Google disse que a próxima atualização para o Android 13 seria a versão estável nas próximas semanas.
Agora, como parte da publicação dos boletins de segurança de agosto do Android, o Google parece ter revelado que o Android 13 será lançado para o AOSP em setembro.
Android 13 parece pronto para ser lançado em setembro
A surpresa “Notas de lançamento de segurança do Android 13” foi postada na página Boletins de segurança do Android, na qual o Google publica boletins mensais, pois publica a atualização mensal mais recente para seus telefones Pixel.
Ele envia boletins gerais de segurança do Android, bem como boletins específicos do Pixel/Nexus, com esta nota especial do Android 13 dentro da categoria geral.
Pegamos a nota rara mais cedo, depois de perceber que o Google postou o boletim de atualização de agosto sem postar a imagem de fábrica ou arquivos OTA para seus telefones Pixel.
Na nota, o Google explica que os dispositivos Android 13 “com um nível de patch de segurança de 2022-09-01 ou posterior estão protegidos contra esses problemas”, que eles listam posteriormente como “vulnerabilidades de segurança corrigidas como parte do Android 13”.
O Google então menciona que “o Android 13, conforme lançado no AOSP, terá um nível de patch de segurança padrão de 2022-09-01”. E é aí que saltamos para a ideia de que o Android 13 chegará em setembro.
Fora a chegada aparentemente tardia do Android 12 em outubro do ano passado, o Google lançou o Android 10 e o Android 11 no início de setembro. O Android 9 “Pie” foi lançado no início de agosto de 2018, apenas para referência.
Agora, se o Google empurrar o Android 13 para o AOSP no início de setembro, podemos ou não vê-lo em nossos telefones Pixel imediatamente.
Para o Android 12, o Google empurrou o código para o AOSP, mas não enviou a atualização para os telefones Pixel por mais algumas semanas.
Essa mudança foi uma exceção no grande esquema de lançamentos de novas versões do Android e pode ter sido por vários motivos.
O Android 12 foi uma atualização massiva, e o momento de chegar com os novos telefones Pixel 6 do Google fazia muito sentido. Na maioria dos anos anteriores, o AOSP significou atualizações no mesmo dia para Pixels.
Quer uma data para segmentar para o Android 13 em setembro?
Fazer lápis casualmente em 6 de setembro não seria uma má ideia. O Google gosta de lançar atualizações na primeira segunda-feira de cada mês, mas é no dia 5 de setembro e também no Dia do Trabalho.
O Google agora diz que envia atualizações no próximo Dia do Trabalho se a primeira segunda-feira for feriado, que seria o dia 6. Não consigo imaginar um momento melhor para lançar o Android 13 do que nesse ponto.