Por causa de uma alteração no bootloader, o Android 13 impede a reversão para o Android 12 em aparelhos Google Pixel.
Sim. Infelizmente, uma alteração que o Google fez no carregador de inicialização do Android 13 para o Pixel 6, Pixel 6 Pro e Pixel 6a. Em suma, você não poderá voltar ao Android 12 quando estiver no Android 13.
Android 13 impede a reversão para o Android 12
Na página de imagem de fábrica para dispositivos Pixel, onde você encontrará os novos arquivos de atualização do Android 13, o Google adicionou um aviso sobre como a atualização para o Android 13 ajusta a versão anti-reversão do bootloader.
Essa mudança aparentemente fará com que você não possa voltar para uma versão mais antiga do Android 12, caso precise por qualquer motivo.
Aqui está esse aviso:
“Aviso: a atualização do Android 13 para Pixel 6, Pixel 6 Pro e Pixel 6a contém uma atualização do carregador de inicialização que incrementa a versão anti-reversão. Depois de fazer o flash de uma versão do Android 13 nesses dispositivos, você não poderá fazer o flash de versões mais antigas do Android 12.”
Você notará que nenhum outro telefone além do Pixel 6, Pixel 6 Pro e Pixel 6a é mencionado e isso deve ser devido ao fato de que todos os três executam o Google Tensor.
Todos os outros telefones Pixel executam um chip Qualcomm e provavelmente um carregador de inicialização diferente.
Não haverá muitos motivos para você reverter para o Android 12 do Android 13, portanto, isso não é algo com o qual você realmente precisa se preocupar.
É claro que o Android 13 pode apresentar algum novo bug que o deixa louco e o encontra temporariamente procurando um retorno ao Android 12.
O Google deve apenas tornar as coisas mais estáveis à medida que cada atualização for lançada, e você certamente não vai querer ficar no Android 12 por muito tempo.
Para aqueles entre nós que de vez em quando fazem root, acho que isso pode ser um problema. Mas claro, vamos torcer para que uma solução venha logo e que seja atualizável via software.