E foi lançado o Android 13.1 Beta 2 com correções de bugs, e mais. Confira as novidades de mais essa prévia do próximo Android.
Com o codinome Tiramisu, o Android 13 é um lançamento importante e a 20ª versão do sistema operacional móvel Android. A primeira versão prévia foi lançada em 10 de fevereiro de 2022.
E, agora, o Google anunciou o lançamento do segundo beta do Android 13.
Android 13.1 Beta 2 lançado com novos recursos e atualizações
No Android 13.1 Beta 2 foi adicionada a capacidade de conceder permissões seletivamente para acessar arquivos de mídia.
Onde antes você tinha que conceder acesso a todos os arquivos em seu armazenamento local para ler arquivos de mídia, agora você pode restringir o acesso apenas a imagens, arquivos de som ou vídeos.
Android 13 beta 2 implementou uma nova interface para selecionar fotos e vídeos, permitindo que o app acesse apenas imagens e vídeos selecionados e bloqueando o acesso a outros arquivos.
Anteriormente, uma interface semelhante era implementada para documentos. É possível trabalhar com arquivos locais e dados hospedados no armazenamento em nuvem.
Além disso, destaca-se também que no Android 13 beta 2 foi adicionada uma solicitação de permissões para exibir notificações por aplicativos. Sem permissão prévia para exibir notificações, o aplicativo bloqueará o envio de notificações.
Para aplicativos pré-criados projetados para uso com versões anteriores do Android, o sistema concederá permissões em nome do usuário.
Reduziu o número de aplicativos que exigem acesso às informações de localização do usuário. Por exemplo, os aplicativos que realizam operações de verificação de rede sem fio não exigem mais permissões relacionadas à localização.
Também são destacados recursos expandidos destinados a melhorar a privacidade e informar o usuário sobre possíveis riscos.
Além dos avisos sobre o acesso à área de transferência do aplicativo, a nova ramificação fornece a exclusão automática do histórico de posicionamento da área de transferência após um determinado período de inatividade.
Por outro lado, destaca-se que é proposto um conjunto de opções pré-preparadas para o design de cores da interface, que permite ajustar ligeiramente as cores dentro do esquema de cores selecionado.
As opções de cores afetam a aparência de todos os componentes do sistema operacional, incluindo papéis de parede.
Destaca-se também que é fornecida a possibilidade de adaptar o fundo dos ícones de qualquer aplicativo ao esquema de cores do tema ou à cor da imagem de fundo.
Na interface de gerenciamento de reprodução de música, o uso de imagens das capas dos discos que estão sendo reproduzidos é fornecido como plano de fundo.
Também foi adicionada a capacidade de vincular configurações de idioma individuais a aplicativos que diferem das configurações de idioma selecionadas no sistema.
No Android 13 beta 2 A experiência do usuário em dispositivos com telas grandes, como tablets, Chromebooks e smartphones com telas dobráveis, foi aprimorada, pois agora para telas grandes, o design do menu suspenso de notificações, a tela inicial e a tela de bloqueio do sistema foram otimizados para usar todos espaço de tela disponível.
No bloco que aparece com um gesto de deslizar de cima para baixo, em telas grandes, a separação é fornecida em diferentes colunas de configurações rápidas e uma lista de notificações.
Além disso, foi adicionado suporte para um modo de dois painéis no configurador, no qual as seções de configuração agora são constantemente visíveis em telas grandes.
Modos de compatibilidade aprimorados para aplicativos, pois agora é proposta a implementação da barra de tarefas, que exibe os ícones dos aplicativos em execução na parte inferior da tela, permitindo alternar rapidamente entre programas e suporta transferência de aplicativos através da interface de arrastar e soltar para várias áreas do modo multi-janela (tela dividida), dividindo a tela em partes para trabalhar com vários aplicativos simultaneamente.
Por fim, vale ressaltar que o Android 13 está previsto para ser lançado no terceiro trimestre de 2022 e para os interessados em poder experimentar esta nova versão beta, devem saber que as builds de firmware estão preparadas para o Pixel 6/6 Pro, Dispositivos Pixel 5/5a. 5G, Pixel 4/4 XL/4a/4a (5G).
As versões de avaliação do Android 13 também estão disponíveis para dispositivos selecionados ASUS, HMD (telefones Nokia), Lenovo, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Tecno, Vivo, Xiaomi e ZTE.
O Google provavelmente lançará mais alguns betas do Android 13 antes de um lançamento final chegar neste verão.