Android 12 Beta 3 traz capturas de tela de rolagem, e muito mais

O Android 12 Beta 3 traz capturas de tela de rolagem, rotação automática mais rápida, melhorias de jogo e mais. Confira os detalhes!

O Google planeja lançar o Android 12 neste outono, quando ele começará a ser implementado em telefones do Google e de outras empresas.

Mas a empresa tem disponibilizado versões beta nos últimos meses para permitir que os desenvolvedores (e os primeiros usuários) testem novos recursos e mudanças.

O mais recente é o Android 12 Beta 3 e inclui o kit de desenvolvimento de software finalizado e APIs que os desenvolvedores podem usar para preparar seus aplicativos para o Android 12. Para os usuários, também apresenta uma série de recursos novos e/ou aprimorados.

Android 12 Beta 3 traz capturas de tela de rolagem, e muito mais

Android 12 Beta 3 traz capturas de tela de rolagem, e muito mais

Por exemplo, o Google está introduzindo um recurso aprimorado de rotação automática que usa a câmera frontal do telefone para ajudar a descobrir quando a tela deve girar e quando deve ficar parada.

Qualquer pessoa que já teve a tela deslocada constantemente ao usar um telefone Android enquanto estava deitada provavelmente notará a diferença aqui.

O Google diz que a nova funcionalidade de rotação automática está disponível nos telefones Pixel 4 e posteriores e foi projetada com a privacidade em mente – as imagens não são armazenadas ou enviadas para os servidores do Google.

Também é um recurso opcional que pode ser ativado ou desativado pelos usuários. Não está claro se a rotação automática baseada em rosto estará disponível para telefones não Pixel.

Mas a empresa diz que também conseguiu tornar a rotação automática da tela 25% mais rápida em todos os dispositivos, atualizando a animação e o método de redesenho e usando um novo algoritmo de detecção de gestos baseado em aprendizado de máquina.

Outras mudanças no Android 12 Beta 3 incluem:

  • Capturas de tela de rolagem: Um botão “capturar mais” aparece quando você tenta salvar uma captura de tela que pode ser rolada, permitindo, por exemplo, capturar todo o menu de configurações do Android e não apenas a parte que está visível na tela quando você começa a capturar o captura de tela. Você pode usar uma ferramenta de corte para selecionar parte ou todo o conteúdo rolável.
  • Pesquisa no dispositivo: há um novo “mecanismo de pesquisa de alto desempenho no dispositivo” disponível para aplicativos.
  • Atualizações do indicador de privacidade: os indicadores introduzidos no Beta 2 que mostram quando um aplicativo está usando sua câmera ou microfone, agora podem ser exibidos quando um aplicativo está em tela inteira, modo imersivo.
  • Botões de câmera e microfone: esses botões de configurações rápidas que permitem desativar o hardware agora oferecem suporte à administração corporativa, para que os gerentes de TI possam definir restrições.
  • APIs do modo de jogo: os desenvolvedores de jogos podem ser associados ao painel do próximo jogo, permitindo que os jogos reajam às seleções de perfil de desempenho dos usuários para priorizar desempenho, vida útil da bateria, etc.
  • Jogue durante o download: os usuários podem começar a jogar os jogos compatíveis enquanto fazem o download na Play Store.

O Google planeja oferecer pelo menos mais um Android 12 Beta em agosto, antes de lançar a versão estável do sistema operacional neste outono.

Se você quiser experimentar o beta mais recente, pode se inscrever no programa Android Beta com um dispositivo qualificado.

Sair da versão mobile