AMDVLK 2024.Q4.2 lançado com alterações e novas extensões

A equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está lançando o AMDVLK 2024.Q4.2, infelizmente, com poucas mudanças.

O driver de código aberto AMD para Vulkan é um driver Vulkan de código aberto para adaptadores gráficos Radeon no Linux.

Ele é construído em cima da Platform Abstraction Library (PAL) da AMD, um componente compartilhado que é projetado para encapsular determinados detalhes de hardware e programação específica do sistema operacional para muitos dos drivers 3D e de computação da AMD.

Aproveitar o PAL pode ajudar a fornecer uma experiência consistente em todas as plataformas, incluindo suporte para GPUs lançadas recentemente e compatibilidade com ferramentas de desenvolvedor da AMD.

Os shaders que compõem um VkPipelineobjeto específico são compilados como uma única entidade usando a biblioteca LLVM-Based Pipeline Compiler (LLPC).

O LLPC se baseia na infraestrutura de compilação de shader existente do LLVM para GPUs AMD para gerar objetos de código compatíveis com o pipeline ABI do PAL.

Notavelmente, o driver Vulkan de código fechado da AMD atualmente usa um compilador de pipeline diferente, que é a principal diferença entre os drivers Vulkan de código aberto e de código fechado da AMD.

Agora, a equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está encerrando o ano lançando o AMDVLK 2024.Q4.2 como sua implementação oficial de driver Radeon Vulkan de código aberto para sistemas Linux.

AMDVLK 2024.Q4.2 lançado com alterações e novas extensões

AMDVLK 2024.Q4.2 lançado com alterações e novas extensões
AMDVLK 2024.Q4.2 lançado com alterações e novas extensões

Sim. O AMDVLK 2024.Q4.2 foi lançado hoje como o mais novo lançamento oficial de driver AMD Radeon Vulkan de código aberto para sistemas Linux.

Este é o driver Vulkan de código aberto oficial da AMD para sistemas Linux e uma alternativa ao driver Mesa RADV desenvolvido pela Valve, Red Hat e a comunidade de código aberto em geral.

No início desta semana, com o lançamento do Vulkan 1.4, o RADV e outros drivers Mesa conseguiram suporte ao Vulkan 1.4 no mesmo dia. Infelizmente, o driver AMDVLK ainda não está no Vulkan 1.4, mesmo com o lançamento de agora.

O AMDVLK 2024.Q4.2 é construído com os arquivos de cabeçalho Vulkan 1.3.301 e compatível com o Vulkan 1.3.9.2 CTS.

O AMDVLK 2024.Q4.2 fornece novo suporte de extensão para VK_EXT_swapchain_colorspace e VK_KHR_compute_shader_derivatives. Além disso, o driver AMDVLK reativou a extensão zwp_linux_dmabuf_v1_interface para integração DMA-BUF Wayland.

Os destaques oficiais da versão AMDVLK 2024.Q4.2 incluem:
Novos recurso e melhorias:

  • Atualizar Khronos Vulkan Headers para 1.3.301
  • Atualizar versão CTS compatível para 1.3.9.2
  • Suporte à extensão VK_EXT_swapchain_colorspace
  • Suporte à extensão VK_KHR_compute_shader_derivatives
  • Desabilitar htile de memória externa ao criar imagem para interoperabilidade com mesa GL
  • Desabilitar dcc quando o aplicativo faz a transição para o layout de imagem de loop de feedback (#375)
  • Reabilitar suporte a zwp_linux_dmabuf_v1_interface

Correção de problemas:

  • Falha VKCTS em dEQP-VK.pipeline.pipeline_library.graphics_library.misc.other.*
  • Falha VKCTS em casos de fila de computação VK.dgc.ext.compute* ao executar em lote
  • Corrupção no Blender 4.3.0 Beta
  • Buffer overflow quando a contagem de modos de exibição excede MaxModePerScreen(64) Eventos “Unknown()” aparecendo em capturas RGP

Fontes de driver AMDVLK 2024.Q4.2 junto com binários de driver Vulkan pré-construídos para Ubuntu e RHEL/CentOS estão disponíveis no GitHub.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.