A equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está lançando o AMDVLK 2024.Q3.2. Confira as novidades dessa atualização.
O driver de código aberto AMD para Vulkan é um driver Vulkan de código aberto para adaptadores gráficos Radeon no Linux.
Ele é construído em cima da Platform Abstraction Library (PAL) da AMD, um componente compartilhado que é projetado para encapsular determinados detalhes de hardware e programação específica do sistema operacional para muitos dos drivers 3D e de computação da AMD.
Aproveitar o PAL pode ajudar a fornecer uma experiência consistente em todas as plataformas, incluindo suporte para GPUs lançadas recentemente e compatibilidade com ferramentas de desenvolvedor da AMD.
Os shaders que compõem um VkPipelineobjeto específico são compilados como uma única entidade usando a biblioteca LLVM-Based Pipeline Compiler (LLPC).
O LLPC se baseia na infraestrutura de compilação de shader existente do LLVM para GPUs AMD para gerar objetos de código compatíveis com o pipeline ABI do PAL.
Notavelmente, o driver Vulkan de código fechado da AMD atualmente usa um compilador de pipeline diferente, que é a principal diferença entre os drivers Vulkan de código aberto e de código fechado da AMD.
Agora, a equipe oficial de drivers Vulkan da AMD lançaram o AMDVLK 2024.Q3.2 como sua implementação oficial de driver Radeon Vulkan de código aberto para sistemas Linux.
AMDVLK 2024.Q3.2 lançado com poucas mudanças
Após o lançamento do driver AMDVLK 2024.Q3.1 no início do mês, o AMDVLK 2024.Q3.2 agora está disponível como a atualização mais recente para este driver AMD Radeon Vulkan oficial de código aberto para sistemas Linux.
O AMDVLK 2024.Q3.2 traz suporte inicial para gráficos Strix Point “Strix 1”.
Os novos SoCs para laptop AMD Ryzen AI série 300 ostentam gráficos integrados RDNA3.5 como um bom impulso e melhoria na eficiência de energia em relação aos gráficos integrados RDNA3 anteriores.
O Strix Point/Strix 1 agora deve ser bom para uso com o lançamento do driver AMDVLK 2024.Q3.2.
O AMDVLK 2024.Q3.2 também tem mais ajustes de desempenho de shader para o jogo Counter-Strike 2 da Valve. Há também uma nova otimização de desempenho para o teste int16-vec4 dentro do benchmark VkPeak.
Outros trabalhos do driver AMDVLK 2024.Q3.2 incluem atualização contra os cabeçalhos Vulkan API 1.3.293, adição de suporte à extensão VK_KHR_maintenance7 e algumas outras correções de bugs.
Fontes de driver AMDVLK 2024.Q2.3 junto com binários de driver Vulkan pré-construídos para Ubuntu e RHEL/CentOS estão disponíveis no GitHub.