AMDVLK 2024.Q2.3 lançado com poucas mudanças

A equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está lançando o AMDVLK 2024.Q2.3, infelizmente, com poucas mudanças.

O driver de código aberto AMD para Vulkan é um driver Vulkan de código aberto para adaptadores gráficos Radeon no Linux.

Ele é construído em cima da Platform Abstraction Library (PAL) da AMD, um componente compartilhado que é projetado para encapsular determinados detalhes de hardware e programação específica do sistema operacional para muitos dos drivers 3D e de computação da AMD.

Aproveitar o PAL pode ajudar a fornecer uma experiência consistente em todas as plataformas, incluindo suporte para GPUs lançadas recentemente e compatibilidade com ferramentas de desenvolvedor da AMD.

Os shaders que compõem um VkPipelineobjeto específico são compilados como uma única entidade usando a biblioteca LLVM-Based Pipeline Compiler (LLPC).

O LLPC se baseia na infraestrutura de compilação de shader existente do LLVM para GPUs AMD para gerar objetos de código compatíveis com o pipeline ABI do PAL.

Notavelmente, o driver Vulkan de código fechado da AMD atualmente usa um compilador de pipeline diferente, que é a principal diferença entre os drivers Vulkan de código aberto e de código fechado da AMD.

Agora, a equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está encerrando o ano lançando o AMDVLK 2024.Q2.3 como sua implementação oficial de driver Radeon Vulkan de código aberto para sistemas Linux.

AMDVLK 2024.Q2.3 lançado com poucas mudanças

AMDVLK 2024.Q2.3 lançado com poucas mudanças
AMDVLK 2024.Q2.3 lançado com poucas mudanças

Sim. A AMD publicou AMDVLK 2024.Q2.3 como a versão mais recente de seu driver Radeon Vulkan de código aberto para sistemas Linux.

Já se passou quase um mês desde o lançamento anterior, embora no geral seja uma atualização bastante leve para este driver oficial de código aberto AMD Vulkan.

Os únicos novos recursos listados são a atualização dos arquivos de cabeçalho Vulkan API 1.3.287 e a ativação do suporte de matriz cooperativa Vulkan para hardware GFX10.

Pois é, as GPUs RDNA1 e RDNA2 agora podem aproveitar o suporte de matriz cooperativa da Vulkan, em vez de apenas o hardware RDNA3 mais recente.

Existem três correções de bugs conhecidas no AMDVLK 2024.Q2.3 que abordam travamentos do Team Fortress 2 na inicialização, falhas do Vulkan Conformance Test Suite (CTS) e um problema de tratamento nulo em vkCmdBindVertexBuffers2.

Fontes de driver AMDVLK 2024.Q2.3 junto com binários de driver Vulkan pré-construídos para Ubuntu e RHEL/CentOS estão disponíveis no GitHub.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.