A equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está lançando o AMDVLK 2023.Q4.3 com otimização para Counter-Strike 2, e muito mais.
O driver de código aberto AMD para Vulkan é um driver Vulkan de código aberto para adaptadores gráficos Radeon no Linux.
Ele é construído em cima da Platform Abstraction Library (PAL) da AMD, um componente compartilhado que é projetado para encapsular determinados detalhes de hardware e programação específica do sistema operacional para muitos dos drivers 3D e de computação da AMD.
Agora, a equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está encerrando o ano lançando o AMDVLK 2023.Q4.3 como sua implementação oficial de driver Radeon Vulkan de código aberto para sistemas Linux.
AMDVLK 2023.Q4.3 lançado com otimização para Counter-Strike 2
Sim. Enquanto estamos em 2024, AMDVLK 2023.Q4.3 foi lançado hoje como uma atualização final EOY2023 para este driver AMD Vulkan de código aberto que deveria ter sido lançado na semana passada, mas provavelmente foi adiado devido aos feriados.
AMDVLK 2023.Q4.3 é a atualização mais recente deste driver Vulkan de código aberto oficial da AMD Radeon para sistemas Linux que é uma alternativa ao driver Mesa RADV mais comum desenvolvido pela Valve, Red Hat, Google e outras partes interessadas.
O AMDVLK 2023.Q4.3 é atualizado nos cabeçalhos da API Vulkan 1.3.271 e desativa o MALL (acesso à memória no último nível) quando a extensão de memória coerente do dispositivo Vulkan está sendo usada.
A atualização AMDVLK também traz uma otimização de desempenho para Counter-Strike 2 (CS2) e agora exporta “NV_COMPUTE_SHADER_DERIVATIVES” para uso VKD3D para jogos DirectX 12 rodando em Linux via Steam Play (Proton + VKD3D-Proton).
Este é o primeiro lançamento marcado com AMDVLK em mais de um mês e também corrige travamentos/travamentos ao executar no kernel Linux 6.6 e tem algumas outras correções de bugs.
Fontes de driver AMDVLK 2023.Q4.3 junto com binários de driver Vulkan pré-construídos para Ubuntu e RHEL/CentOS estão disponíveis no GitHub.