A equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está lançando o AMDVLK 2023.Q4.1 com correções e melhorias, e muito mais.
O driver de código aberto AMD para Vulkan é um driver Vulkan de código aberto para adaptadores gráficos Radeon no Linux.
Ele é construído em cima da Platform Abstraction Library (PAL) da AMD, um componente compartilhado que é projetado para encapsular determinados detalhes de hardware e programação específica do sistema operacional para muitos dos drivers 3D e de computação da AMD.
Agora, a equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está encerrando o ano lançando o AMDVLK 2023.Q2.2 como sua implementação oficial de driver Radeon Vulkan de código aberto para sistemas Linux.
AMDVLK 2023.Q4.1 lançado com novos recursos e melhorias
AMDVLK 2023.Q4.1 foi publicado hoje como a primeira atualização de driver de código aberto Radeon Vulkan da AMD desde o mês passado. Esta versão traz alguns novos recursos e melhorias, mas eles também decidiram abandonar o suporte gráfico Polaris (GFX8) e Vega (GFX9).
O driver AMDVLK de código aberto encerrou o suporte para hardware gráfico GFX8/GFX9 antigo. Aqueles que ainda usam placas gráficas Polaris ou Vega não encontrarão mais suporte AMDVLK com os novos lançamentos. Você pode optar pelo AMDVLK 2023.Q3 e versões anteriores ou a melhor opção é simplesmente usar o driver Mesa RADV mantido pela comunidade. É improvável que o suporte GFX8/GFX9 seja removido do driver RADV Vulkan em breve e da mesma forma, o suporte ao driver do kernel AMDGPU ainda está disponível no upstream. Considerando que o Mesa continua vendo trabalhos ocasionais voltando para o driver ATI R300 Gallium3D (OpenGL) e o suporte ao driver do kernel, mesmo para GPUs ATI Radeon antigas, ainda é mantido, o suporte de código aberto ainda provavelmente continuará fora do escopo AMDVLK.
Placa gráfica AMD Radeon RX 480 Polaris
O AMDVLK 2023.Q4.1 traz ajuste de desempenho para Counter-Strike 2, bem como Baldur’s Gate 3 e Enscape rodando no Steam Play da Valve. Há também uma otimização de desempenho de limpeza rápida de 128BPP para a versão nativa Linux do Total War: WARHAMMER III.
O driver AMDVLK 2023.Q4.1 também otimiza limpezas MSAA, adiciona uma opção para controlar a propagação retroativa e direta do SPIR-V NoContract e a atualização em relação aos cabeçalhos Vulkan API 1.3.267. Há também correções de driver Vulkan em torno de falhas no conjunto de testes de conformidade (CTS) e um bug KHR_fragment_shader_barycentric ao usar shaders de mosaico.
Fontes de driver AMDVLK 2023.Q2.2 junto com binários de driver Vulkan pré-construídos para Ubuntu e RHEL/CentOS estão disponíveis no GitHub.