A equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está encerrando o ano lançando o AMDVLK 2022.Q4.3 com mais ajustes de desempenho, e mais.
O driver de código aberto AMD para Vulkan é um driver Vulkan de código aberto para adaptadores gráficos Radeon no Linux.
Ele é construído em cima da Platform Abstraction Library (PAL) da AMD, um componente compartilhado que é projetado para encapsular determinados detalhes de hardware e programação específica do sistema operacional para muitos dos drivers 3D e de computação da AMD.
Agora, a equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está encerrando o ano lançando o AMDVLK 2022.Q4.3 como sua implementação oficial de driver Radeon Vulkan de código aberto para sistemas Linux.
AMDVLK 2022.Q4.3 lançado com mais ajustes de desempenho
Sim. Antes da série Radeon RX 7900 da próxima semana atingir a disponibilidade de varejo, a AMD lançou uma nova atualização de driver AMDVLK como seu driver Vulkan Linux de código aberto oficial.
A versão AMDVLK 2022.Q4.3 ainda não observa oficialmente nenhum suporte Radeon RX 7000 “RDNA3”, mas tem alguns aprimoramentos com essa queda de código de rotina.
O mais notável com AMDVLK 2022.Q4.3 é o ajuste de desempenho que ajuda Wolfenstein Young Blood, Total War: Three Kingdoms e outros títulos de jogos não especificados.
O AMDVLK continua vendo várias otimizações de desempenho, tanto para jogos do Linux quanto para jogos do Windows rodando no Linux por meio do Steam Play da Valve, que são acelerados pelo Vulkan graças ao DXVK e VKD3D-Proton.
Será muito interessante ver os drivers RADV e AMDVLK Vulkan se enfrentarem em GPUs RDNA3 no Linux em breve.
A versão AMDVLK 2022.Q4.3 também atualiza os cabeçalhos Vulkan API 1.3.235, corrige problemas de gagueira em Doom Eternal, corrige um problema do Dota 2 com o uso de AMDVLK quando RADV também está presente e várias outras correções de bugs.
Fontes de driver AMDVLK 2022.Q4.3 junto com binários de driver Vulkan pré-construídos para Ubuntu e RHEL/CentOS estão disponíveis no GitHub.