A equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está encerrando o ano lançando o AMDVLK 2021.Q4.3 com correção de desempenho do Wayland, e mais.
O driver de código aberto AMD para Vulkan é um driver Vulkan de código aberto para adaptadores gráficos Radeon no Linux.
Ele é construído em cima da Platform Abstraction Library (PAL) da AMD, um componente compartilhado que é projetado para encapsular determinados detalhes de hardware e programação específica do sistema operacional para muitos dos drivers 3D e de computação da AMD.
Agora, a equipe oficial de drivers Vulkan da AMD está encerrando o ano lançando o AMDVLK 2021.Q4.3 como sua implementação oficial de driver Radeon Vulkan de código aberto para sistemas Linux.
AMDVLK 2021.Q4.3 lançado com correção de desempenho do Wayland
Esta alternativa ao driver Mesa RADV finalmente corrigiu seu desempenho muito ruim para Vulkan sob Wayland.
AMDVLK 2021.Q4.3 foi lançado esta manhã como sua última atualização de código de rotina acompanhada por binários para RHEL/CentOS 7 e 8 e versões Ubuntu LTS.
Já se passaram três semanas desde a última queda do código AMDVLK, enquanto este lançamento de final de ano tem apenas algumas mudanças, mas notáveis.
Primeiro, o driver AMDVLK 2021.Q4.3 implementou suporte para VK_EXT_global_priority_query. Esta extensão é para consultar as prioridades da fila global como parte do tratamento de prioridade global para Vulkan.
Esta extensão foi introduzida na especificação Vulkan em junho com o Vulkan 1.2.180. Esta atualização de driver Vulkan de código aberto da AMD também é reconstruída com base nos arquivos de cabeçalho Vulkan 1.2.201.
Quando se trata de correções do AMDVLK 2021.Q4.3, isso é indiscutivelmente o mais empolgante. Além de consertar algumas falhas do conjunto de testes de conformidade (CTS) e vazamentos de memória do Vulkan, esta versão finalmente aborda o fraco desempenho do Vulkan no Wayland.
Embora o AMDVLK tenha trabalhado em versões não-LTS do Ubuntu, como o Ubuntu 21.04 ou 21.10, ele não foi oficialmente suportado e o desempenho é muito fraco.
Foi um problema apresentado meses atrás e surgiu quando o Ubuntu mudou para a sessão do GNOME Wayland por padrão, em vez da sessão baseada em X.Org usada no Ubuntu 20.04 LTS.
As notas de lançamento da AMD para a atualização de hoje do AMDVLK indicam que o desempenho do Wayland Vulkan pode ser até 40% menor do que o Ubuntu 20.04 na sessão X.Org.
Isso coincide com o que eu também tinha visto e, por sua vez, por que em alguns testes o driver Mesa RADV Vulkan teve um desempenho tão melhor: o AMDVLK teve problemas sérios com o Wayland.
Esses problemas do Wayland agora foram resolvidos e, portanto, o AMDVLK deve se comportar melhor com distribuições Linux mais novas, muitas vezes agora usando a sessão do Wayland por padrão.
O momento também é importante, com o Ubuntu 22.04 nesta primavera sendo o primeiro lançamento de Suporte de Longo Prazo usando a sessão do GNOME Wayland como padrão.
Devido à AMD esmagar seus commits internos em commits únicos ao tornar o código AMDVLK público e esta atualização mais recente da Platform Abstraction Layer (PAL), por sua vez, sendo um patch de linha +14k/-7k, não está imediatamente claro o que estava acontecendo de tão errado em seu Wayland caminho para destruir o desempenho até agora.
O driver AMDVLK 2021.Q4.3 na forma de código-fonte e binários Ubuntu/RHEL podem ser encontrados via GitHub.
No final de 2021, este driver AMD Vulkan de código aberto ainda não é compatível com as extensões Vulkan ray-tracing (rastreamento de raio Vulkan).
Embora o driver Vulkan de código-fonte fechado da AMD no Linux e Windows suporte as extensões RT, o driver AMDVLK derivado das mesmas fontes não, em parte porque AMDVLK está usando o back-end do compilador de sombreador LLVM de código aberto em vez do sombreador interno/proprietário da AMD compilador.