A AMD lançou uma nova versão principal de seu driver gráfico AMDGPU-PRO para Linux, o AMDGPU-PRO 18.30. Confira as novidades dessa atualização.
- Como instalar o driver de impressora ScanGear MP no Ubuntu 20.04
- Drivers da Canon – veja como instalar o suporte a impressora ou scanner
- Driver NVK para GPUs NVIDIA está em conformidade com Vulkan
Embora a maior parte do suporte a hardware do Linux já venha embutido no kernel, as vezes, é bom usar o driver fornecido pelo fabricante para obter o melhor do equipamento, como é o caso de algumas das placas gráficas da Intel, Nvidia e AMD.
No caso especifico da AMD, o driver dessa fabricante está sempre em constante aprimoramento e atualização.
O driver da empresa é chamado de AMDGPU-PRO, um nome um pouco estranho, mas expressamente criado para as distribuições Linux e sua relevância para o kernel do Linus Torvalds.
Vale lembrar que o AMDGPU-PRO não é necessário para que as placas gráficas da AMD funcionem corretamente no Linux, mas é necessário usá-lo se você quiser utilizar tecnologias como Vulkan, ou Unity (motor gráfico).
Driver AMDGPU-PRO 18.30 Radeon lançado com suporte para o Ubuntu 18.04
Com suporte oficial para as placas gráficas AMD Radeon PRO WX 8200 e funcionalidade inicial tipo Wattman, o Radeon Software para Linux 18.30 finalmente adiciona suporte para algumas das mais recentes distribuições Ubuntu, Red Hat Enterprise Linux e CentOS Linux.
Isso inclui o Ubuntu 18.04.1 LTS (Bionic Beaver), o Ubuntu 16.04.5 LTS (Xenial Xerus), o Red Hat Enterprise Linux 7.5, o Red Hat Enterprise Linux 6.10, o CentOS 7.5 e o CentOS 6.10.
O SUSE Linux Enterprise Desktop e Server (SLED/SLES) 12 Service Pack (SP) 3 também é suportado, mas não o mais recente SUSE Linux Enterprise 15.
O driver gráfico Radeon Software para Linux 18.30 atualiza as instruções de instalação e o script de instalação para lidar com resoluções de dependência, não exigindo mais que os usuários baixem o script de pré-instalação ao instalar o driver AMDGPU-PRO nas distribuições Red Hat Enterprise Linux e CentOS Linux.
Com este grande lançamento, a AMD bateu o SDK Vulkan versão 1.1.77.0, que precisa ser instalada na sua distribuição Linux se você quiser usar o driver gráfico Vulkan com sua GPU AMD Radeon.
Os interessados em obter mais informações sobre a funcionalidade semelhante a Wattman devem verificar o script de exemplo incluído na pasta “examples” do pacote amdgpu-dkms.
O Radeon Software for Linux 18.30 consiste no driver AMDGPU All-Open e AMDGPU-PRO. Você pode baixar o AMDGPU-PRO 18.30 para qualquer um dos sistemas operacionais baseados em Linux suportados agora na página das notas de lançamento, onde você também pode encontrar uma lista de GPUs AMD Radeon suportadas e as instruções de instalação.
Nas notas do driver, podemos encontrar informações completas sobre as alterações e o hardware suportado, embora, mesmo se tivermos um hardware antigo, é quase certo que ele funcione com essa nova versão.
A instalação deste driver é muito simples. Mas, como foi dito antes, a instalação deste driver é opcional.
Se for o seu caso, você tem de baixar pacote AMDGPU-PRO para versão do seu sistema. Em seguida, descompacte o pacote na sua pasta home. Por fim, execute o seguinte comando:
./amdgpu-install -y
Isto iniciará a instalação do driver, além de instalar as dependências necessárias.
O que está sendo falado no blog
- Adicionando uma opção para excluir arquivos permanentemente no Nautilus
- Flatpak 1.0 lançado – Confira as novidades e veja como atualizar ou instalar
- Google já está trabalhando no Android 9 Pie Go Edition e suas melhorias
- Como instalar o TV-Maxe no Ubuntu e derivados e como adicionar canais
- Kernel 4.18 já está disponível para usuários do Linux Lite
- Driver AMDGPU-PRO 18.30 Radeon lançado com suporte para o Ubuntu 18.04
- Suporte a RISC-V do kernel Linux está ficando mais completo