AMD Threadripper é 25% mais rápido no Ubuntu do que no Windows

Em recentes testes de desempenho feitos pelo site Phoronix ficou comprovado que o AMD Threadripper é 25% mais rápido no Ubuntu do que no Windows.

Se você possui um AMD Threadripper e também usa Linux, está com sorte, pois foi demonstrado em uma série de benchmarks que essa besta do processamento rende em média 25% a mais no Ubuntu do que no Windows nos testes sintéticos a que foi submetido, o que é uma notícia fantástica.

AMD Threadripper 25% é mais rápido no Ubuntu do que no Windows

AMD Threadripper é 25% mais rápido no Ubuntu do que no Windows

Especificamente, para os testes, foi usado um AMD Threadripper 3990X com 64 núcleos e 128 threads. Em relação aos testes, foi utilizado o conjunto de marcas de referência Phoronix Test Suite.

Graças a ele, foi possível comparar as duas plataformas com vários testes de desempenho, já que é um código que se adapta a diferentes sistemas operacionais (algo que não acontece com outras ferramentas que não estão disponíveis nativamente em ambos os sistemas para comparar).

Sim. Graças a estes testes Phoronix, foi possível avaliar este AMD Threadripper 3990x equipado com 128 GB de RAM DDR4 e uma placa de vídeo AMD Radeon RX 5700XT. Em relação ao sistema operacional, foram escolhidas especificamente as versões Ubuntu 21.04 e Windows 10, ambas de 64 bits.

O normal seria que em alguns testes um sistema operacional ganhasse e em outros outro ganhasse, equilibrando os resultados.

E mesmo se um sistema operacional vencer na maioria dos testes, as diferenças são mínimas, como costumava acontecer em outras comparações feitas no passado. Por outro lado, não tem sido o caso aqui, e o Ubuntu ganha com uma média de 25% de desempenho em relação ao Windows, o que é ultrajante…

No final das contas, o Ubuntu 21.04 venceu o Windows 10 em 82% dos 79 testes realizados. Isso indica que o sistema da Canonical é uma escolha muito boa quando se trata de sistemas HEDT (Desktop de última geração).

Para ver os resultados dos testes em gráficos você pode visitar este site. Você também tem informações em OpenBenchmarking.org.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile