AMD Ryzen 7 8745H, um chip Hawk Point sem uma NPU Ryzen AI

Conheça o AMD Ryzen 7 8745H, um chip Hawk Point sem uma NPU Ryzen AI. Confira os detalhes desse processador para laptop da série Ryzen 8045.

A AMD, como a maioria dos fabricantes de chips, está apostando tanto que a IA será a próxima grande novidade que a empresa derrubou suas convenções de nomenclatura e decidiu chamar seus mais novos processadores para laptop de chips Ryzen AI série 300, graças às suas unidades de processamento neural (NPUs) integradas, capazes de fornecer até 50 TOPS de desempenho de IA.

Acontece que a AMD vem incluindo NPUs em seus chips móveis há alguns anos. A maioria dos processadores Ryzen 7040 e Ryzen 8040/8045 tem hardware Ryzen AI integrado, mesmo que não seja tão poderoso quanto a NPU mais recente da empresa.

Mas agora parece que a AMD lançou discretamente um processador para laptop da série Ryzen 8045 que não tem uma NPU, o AMD Ryzen 7 8745H.

AMD Ryzen 7 8745H, um chip Hawk Point sem uma NPU Ryzen AI

AMD Ryzen 7 8745H, um chip Hawk Point sem uma NPU Ryzen AI
AMD Ryzen 7 8745H, um chip Hawk Point sem uma NPU Ryzen AI

Sim. O AMD Ryzen 7 8745H é um chip Hawk Point sem uma NPU Ryzen AI, e não está claro se ele será usado fora da China.

O AMD Ryzen 7 8745H é um processador de 45 watts com 8 núcleos de CPU Zen 4, 16 threads, suporte para velocidades de até 4,9 GHz e gráficos integrados Radeon 780M com 12 unidades de computação RDNA 3 que rodam em frequências de até 2,6 GHz.

O site de notícias chinês IT Home relata que a Lenovo aproveitou o chip para uma nova versão do laptop Lenovo Xiaoxin 14 Pro.

E além do fato de que as frequências da CPU são um pouco mais baixas do que aquelas do processador Ryzen 7 8845H mais amplamente disponível, a maior diferença entre este novo chip e outros na família AMD Hawk Point é a falta de uma NPU.

Dado o quão duro empresas como a Microsoft estão empurrando a IA atualmente, isso pode parecer uma medida de corte de custos.

Mas dado o quão poucos aplicativos de PC realmente tiram vantagem de uma NPU no momento, provavelmente não é algo que realmente vá irritar muitas pessoas.

E dado que há algumas pessoas que são ambivalentes (ou totalmente hostis) em relação à IA-ificação de tudo, posso facilmente imaginar que a ausência de uma NPU pode ser um ponto de venda para algumas pessoas que procuram um chip móvel relativamente recente e razoavelmente poderoso que não seja comercializado como uma potência de IA.

O Lenovo Xiaoxin Pro 14 com um processador Ryzen 7 8745H, 24 GB de RAM e 1 TB de armazenamento é vendido por 5199 CNY (cerca de US$ 720) na China. Não há nenhuma informação sobre se veremos uma versão deste laptop ou processador fora da China em breve.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.