Prestes a lançar ainda este ano, a AMD diz que gráficos RDNA 3 trarão uma melhoria de 50% no desempenho por watt, em comparação com o RDNA 2.
A AMD diz que seus primeiros produtos gráficos baseados na arquitetura de GPU RDNA 3 serão lançados ainda este ano, quando as primeiras GPUs Navi 3X chegarem.
E no próximo ano veremos os primeiros chips móveis com gráficos RDNA 3 integrados, quando a AMD lançar seus processadores Phoenix Point que combinam núcleos de CPU Zen 4 com a nova arquitetura gráfica da empresa.
Então, o que podemos esperar do RDNA 3? De acordo com a AMD, muito.
AMD diz que gráficos RDNA 3 trarão uma melhoria de 50% no desempenho por watt
A empresa diz que sua arquitetura de GPU de última geração oferecerá uma melhoria de 50% no desempenho por watt em comparação com o RDNA 2.
Isso significa que a empresa poderá fornecer 50% mais desempenho sem aumentar o consumo de energia ou RDNA 2-level desempenho gráfico em designs com baixo consumo de energia que consomem metade da energia.
Isso é um bom presságio para o Phoenix Point e outros processadores móveis futuros que devem ser fornecidos com gráficos integrados RDNA 3, pois eles poderão oferecer melhor desempenho gráfico sem prejudicar significativamente a duração da bateria.
A AMD ainda não forneceu muitos detalhes sobre como cumprirá essa promessa, mas a empresa deixou algumas pistas.
Primeiro, as GPUs RDNA 3 serão fabricadas em um processo de 5 nm, em comparação com o processo de 7 nm usado para RDNA 2.
Em segundo lugar, a empresa diz que as novas GPUs usarão “tecnologia AMD Infinity Cache de próxima geração”, para aumentar a largura de banda da memória e um chiplet projeto baseado.
A mudança de uma solução de chip único para uma série de chiplets, que permite que a AMD fabrique uma série de pequenos chips especializados para diferentes funções e depois os junte em um pacote combinado.
A fabricante de chips também deu a entender que a arquitetura gráfica RDNA 4 será lançada nas GPUs Navi 4x em algum momento até o final de 2024, mas a empresa ainda não fez nenhuma afirmação de desempenho.