AMD contribui com 8.5x mais código para o kernel Linux do que a NVIDIA

Michael Larabel pesquisou e afirmou que a AMD contribui com 8.5x mais código para o kernel Linux do que a NVIDIA. Confira os detalhes dessa pesquisa.


Dado todo o novo trabalho de habilitação de hardware que entrava no kernel do Linux recentemente, Michael Larabel do site Phoronix ficou curioso em saber como as contribuições do código estavam se acumulando por alguns dos principais fornecedores de hardware… E divulgou esses números interessantes.

AMD contribui com 8.5x mais código para o kernel Linux do que a NVIDIA
AMD contribui com 8.5x mais código para o kernel Linux do que a NVIDIA

A partir do estado do kernel Git do Linux 4.19, ele correu algumas estatísticas do Git para alguns números de fim de semana, principalmente para ver como a AMD vs. NVIDIA vs. Intel está fazendo por contribuições de código.

AMD contribui com 8.5x mais código para o kernel Linux do que a NVIDIA

Embora não deva ser uma grande surpresa, considerando todo o trabalho que a AMD vem fazendo em sua pilha de gráficos de código aberto recentemente, enquanto a NVIDIA continua contribuindo muito pouco (relativamente falando) para o kernel do Linux, a AMD vem com mais de oito vezes mais linhas de código adicionadas à árvore do kernel em comparação com a NVIDIA.

Contando os e-mails de amd.com (ocasionalmente seus desenvolvedores usam endereços de e-mail pessoais para commits, mas para isso apenas os endereços de e-mail oficiais de todos os fornecedores foram contados), os desenvolvedores da AMD contribuíram com 2.168.104 linhas de código para o kernel Linux 414.761 linhas no processo, ou um ganho líquido de 1.753.343 linhas de código.

A NVIDIA, entretanto, contribuiu com um total de 303.180 linhas de código para o kernel e removeu 97.197, ou um ganho líquido de apenas 205.983 linhas de código.

As contribuições da AMD para o kernel incluem vários trabalhos de CPU/chipset AMD, bem como seus componentes de driver de gráficos AMDKFD/AMDGPU/Radeon de código aberto e trabalhos relacionados ao gerenciamento de memória TTM, DRM principal, etc.

Uma grande maioria das contribuições da NVIDIA para o kernel do Linux está no front do Tegra, com o suporte de seus SoCs e placas de desenvolvimento com o código do kernel do Linux.

A NVIDIA contribui com poucas linhas de código para o driver de código aberto NVIDIA DRM (Nouveau).

Então, além de a AMD ter contribuído com pelo menos 8.5x de código para o kernel como a NVIDIA, em uma contagem de commits, a AMD.com fez 12.386 commits, enquanto a NVIDIA está em 4.551.

Mas a Intel, que historicamente foi um dos grandes contribuidores corporativos para o kernel Linux, continua superando a AMD e a NVIDIA.

Os desenvolvedores da Intel fizeram pelo menos 59.926 commits no kernel e no total os desenvolvedores da Intel adicionaram 3.510.546 no processo, enquanto removiam 1.732.245 linhas de código… ou um ganho líquido de 1.778.301 linhas de código.

A AMD não está muito atrasada com um total de linhas adicionadas, mas seu driver AMDGPU DRM é significativamente maior do que o driver DRM da Intel, com a maioria das contribuições da Intel para adicionar novos recursos para seus processadores, chipsets e componentes relacionados.

As contribuições da Intel provavelmente aumentarão ainda mais à medida que suas discretas ofertas de GPU se aproximarem em 2020.

Ao verificar as estatísticas cloc no kernel Linux a partir de hoje, foram contabilizados 49.500 arquivos que renderam 17.044.149 linhas de código detectado e outras 3,5 milhões de linhas de comentários de código e 3,1 milhões de linhas em branco.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.