E foi lançado oficialmente o ambiente de desktop Xfce 4.18 com vários novos recursos e melhorias. Confira as novidades dessa atualização.
O XFCE é um ambiente gráfico livre que é executado sobre o sistema de janelas X (ou outra opção) em sistemas Unix, seus derivados e Linux.
O Xfce tem como objetivo ser rápido e leve, enquanto ainda é visualmente atraente e fácil de usar e incorpora a filosofia UNIX tradicional de modularidade e reutilização.
Agora, o ambiente de desktop Xfce 4.18 foi lançado oficialmente como uma grande atualização que traz vários novos recursos e melhorias.
Novidades do Xfce 4.18
Quase dois anos após o lançamento do Xfce 4.16, aqui vem outra grande atualização para um dos ambientes de desktop mais antigos e leves para distribuições GNU/Linux, o Xfce 4.18.
A nova versão do Xfce apresenta novos recursos e melhorias no gerenciador de arquivos, painel, plug-ins e muito mais.
Sim. O Xfce 4.18 está repleto de novos recursos e melhorias no gerenciador de arquivos, painel, plug-ins e outros componentes principais.
Por exemplo, o gerenciador de arquivos Thunar agora apresenta não um, mas dois painéis laterais de visualização de imagem, uma nova visualização dividida, pesquisa recursiva e, finalmente, permite desfazer ou refazer operações básicas de arquivo.
O Xfce 4.18 também permite personalizar a barra de ferramentas, o estilo da barra de status e as ações personalizadas do Thunar, oferece aos usuários a capacidade de adicionar uma coluna de “data de criação do arquivo” à exibição em lista, bem como destacar o plano de fundo e o nome dos arquivos usando cores diferentes e permite acessar arquivos usados recentemente no painel lateral.
Além disso, o Thunar recebe um novo menu separado de Favoritos para manter o menu Ir compacto, uma nova barra de informações para a pasta Lixeira com acesso à funcionalidade Esvaziar Lixeira e Restaurar, gerenciamento aprimorado de configuração ou desinstalação de aplicativos padrão para aplicativos específicos tipos mime e a capacidade de organizar ações personalizadas em submenus em cascata.
A caixa de diálogo de preferências do Thunar também foi atualizada no Xfce 4.18 com a capacidade de limitar o tamanho do arquivo para miniaturas geradas e configurações de miniaturas unificadas, a capacidade de verificar somas de verificação de arquivos, suporte para restaurar guias na inicialização e uma nova caixa de seleção permite a execução do shell scripts.
O Application Finder recebeu uma opção para permitir que você oculte as decorações da janela, suporte para analisar variáveis de ambiente quando passadas no modo recolhido e suporte para a propriedade PrefersNonDefaultGPU para iniciar aplicativos com sua placa gráfica dedicada.
Entre outras mudanças dignas de nota, o Xfce 4.18 apresenta um novo editor de atalho genérico para fornecer aos usuários uma interface gráfica para modificar atalhos específicos do componente, adiciona um widget confortável para entrada de nome de arquivo para evitar nomes de arquivo inválidos, adiciona suporte vsync adaptável com GLX para o compositor e melhora suporte para dimensionamento da interface do usuário para melhor suporte às telas HiDPI.
Também digno de nota é o fato de que a configuração do espaço de trabalho do Xfce agora funcionará com outros gerenciadores de janelas e que todas as barras de cabeçalho das janelas e caixas de diálogo do Xfce agora são desenhadas pelo gerenciador de janelas Xfwm4 por padrão, e algumas das caixas de diálogo agora oferecem suporte opcional a CSD (Client- Decorações Laterais).
Confira o anúncio oficial e o tour, para ver o Xfce 4.18 em ação.
Enquanto isso, fique de olho nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para o ambiente de desktop Xfce 4.18 e atualize o mais rápido possível para aproveitar os novos recursos e aprimoramentos.
Como esta é uma versão principal do ambiente de desktop Xfce, espero que chegue aos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares nas próximas semanas ou com o próximo lançamento principal, como o Xubuntu 23.04.