Segundo o mantenedor do Ubuntu Unity, Rudra Saraswat, o ambiente Unity 7.7 terá um Dash e painel redesenhados, e widgets.
Há muito tempo… Na verdade, não tão longe assim. Por muito tempo, mas especificamente, desde o ano de 2011, o Unity tem sido o desktop padrão do Ubuntu.
E não tão recentemente, a Canonical optou mudar para o GNOME Shell. O ambiente foi adotado por outro projeto e continuou sua evolução, e sendo usado por outros sistemas Linux.
Agora, o mantenedor do Ubuntu Unity, Rudra Saraswat, escreveu sobre os novos recursos e melhorias que estão chegando ao ambiente de desktop Unity 7.7, que estará disponível no próximo ano como parte do lançamento do Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster).
Ambiente Unity 7.7 terá um Dash e painel redesenhados, e widgets
Em uma tentativa de trazer de volta os “conceitos de interface do usuário da velha escola” de quando a Canonical ainda estava desenvolvendo o desktop Unity para Ubuntu, o Unity 7.7 promete um Unity Dash redesenhado que está mais de acordo com o que Lomiri (o fork Unity8 usado no Ubuntu Touch mobile OS da UBports) oferece atualmente, bem como um Unity Panel redesenhado para ser um pouco maior e visualmente mais atraente do que o que você obtém no Unity 7.6.
Em um post no blog, Rudra disse que:
“Diga adeus ao antigo e chato traço do Unity7 – é hora de um novo traço tomar seu lugar! É baseado nos conceitos de design que estão sendo discutidos para o Unity7 logo antes da Canonical abandoná-lo. Ele está pronto para revolucionar a forma como você usa seu computador, com seu design elegante e navegação intuitiva.”
Outro recurso interessante esperado no Unity 7.7 é o suporte para widgets de área de trabalho, graças à implementação de um novo sistema de plug-in/widget UWidgets para Unity que permite exibir widgets na área de trabalho do Unity7.
O detalhe é que os widgets suportados pelo UWidgets devem ser escritos em Python.
Além de oferecer suporte a widgets da área de trabalho, o sistema de plug-ins UWidgets parece também permitir que você altere o papel de parede da área de trabalho ou a posição e as configurações do Unity Launcher, bem como integrar algumas de suas funcionalidades com vários aplicativos.
Além disso, o Unity 7.7 promete um novo aplicativo de boas-vindas escrito em Flutter, o SDK que a Canonical decidiu usar para o novo Ubuntu Desktop Installer começando com o lançamento do Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster) no próximo ano.
Além de todas essas vantagens, a próxima versão do Unity 7.7 também promete melhorar o suporte a notificações, substituir o iniciador BFB por um ícone semitransparente, reduzir o tamanho padrão do ícone no Unity Launcher para 44px, reduzir a opacidade padrão do Unity Panel para 0,75 e melhorar a estabilidade geral do ambiente de desktop Unity7.
Até que o Unity 7.7 chegue às ruas, como parte das compilações diárias do Ubuntu Unity 23.04 ou provavelmente como parte do lançamento beta em 30 de março de 2023, Rudra Saraswat está aguardando seus comentários e feedback sobre os novos recursos que estão chegando a este grande lançamento do Unity7 .