Ambiente UKUI está recebendo uma grande reforma em Qt

Depois de um tempo tentando ser o mais parecido possível com o Windows 7, o ambiente UKUI está recebendo uma grande reforma em Qt. Confira o que vem por aí!

UKUI é um ambiente desenvolvido pelo pessoal do Ubuntu Kylin, uma variante oficial do Ubuntu com foco no público chinês. Esse desktop é um fork do ambiente MATE (que é um fork do GNOME2), e se tornou o ambiente padrão a partir do Ubuntu Kylin 17.04.

Ambiente UKUI está recebendo uma grande reforma em Qt

Esse ambiente se destaca por oferecer uma aparência semelhante à do Windows 7, e isso o torna ideal para usuários vindos desse sistema ou que gostem do visual dele.

Na verdade, para ser franco, ele é muito parecida com o Windows 7 (ou, acho, agora o suporte ao Windows 7 terminou):

Mas não por muito mais tempo, parece, pois o ambiente UKUI está recebendo uma grande reforma em Qt!

Ambiente UKUI está recebendo uma grande reforma em Qt

Com base em uma atualização compartilhada nas mídias sociais chinesas, a equipe da UKUI parece estar reconstruindo a UKUI usando o Qt.

O plano, eles dizem, é manter o mesmo mantra “fácil, excelente, especialista, elaborado” em que o desktop original da UKUI foi (supostamente) construído.

Mas honestamente? Estamos falando de um grande território de reformulação aqui, com níveis de exibição visual no nível Deepin do Linux – desfoque, bling e um monte de apelo na GUI!

O Ubuntu Kylin como uma distribuição não tem muita cobertura aqui no ocidente, mas provou ser extremamente popular na China, seu mercado-alvo.

É particularmente bom saber que todas essas integrações interessantes com serviços Web baseados na China que são perdidas para nós, não estão perdidas naquelas para as quais foram incluídas.

Você pode conferir um vídeo do Menu Iniciar de visualização do UKUI 3.0 no site de rede social chinês Bili Bili (Infelizmente não dá para incorporar o vídeo, pois ele se recusa a parecer maior que um selo postal e é um iframe tão nooope).
https://www.bilibili.com/video/av86825973
Esse clipe curto parece mais um design de movimento, ou seja, uma maquete visual, não uma demonstração do código real.

Dito isto, os repositórios de códigos da UKUI parecem muito ocupados ultimamente, então, maquete ou não, o vídeo oferece uma visão tentadora do que os órgãos por trás dessa distro baseada no Ubuntu estão buscando.

Se Kylin conseguir tirar esse novo visual e torná-lo tão vistoso quanto no screencast, pode ser o começo de algo muito especial

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile