Ambiente padrão do Ubuntu MATE só terá um painel na parte inferior da área de trabalho

Revisando a interface, os desenvolvedores modificaram o ambiente padrão do Ubuntu MATE e ele só terá um painel na parte inferior da área de trabalho. A medida é um ajuste para que os novos usuários vindos do Windows, possam encontrar no sistema operacional uma experiência muito parecida com a do sistema proprietário da Microsoft.
Ubuntu MATE só terá um painel
Entre as muitas inovações previstas para o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn, está uma nova variante derivada do ambiente de desktop MATE. Tendo em conta a estabilidade e principalmente o sucesso desse ambiente, os desenvolvedores da Canonical decidiram lançar um derivado capaz de oferecer aos usuários a chance de recuperar a experiência do usuário do Gnome 2.

Ubuntu MATE incluirá a atual versão estável 1.8.1 do MATE Desktop Environment com algumas personalizações que se aplicam tanto para o tema padrão, a instalação do slider, animação durante o boot e etc.

Martin Wimpress, um dos principais desenvolvedores do Ubuntu MATE, recentemente anunciou no Google Plus algumas mudanças para melhorar a experiência de usuário para novos usuários. Para isso, ele revisou a experiência de desktop para torná-lo mais familiar aos usuários provenientes do Microsoft Windows. A consequência direta disso é que a versão estável do Ubuntu MATE não terá os dois painéis “clássicos”, mas somente um na parte inferior da área de trabalho, como é possível ver na imagem superior (e comparar com a imagem abaixo), foi removido o applet de menu padrão com os três links “Aplicações, Locais e Sistema” e incluído o menu acessível através do ícone do Ubuntu, localizado no lado esquerdo do painel.
Ubuntu MATE só terá um painel
Essa “reinterpretação” do Ubuntu MATE permitirá que novos usuários vindos do Windows possam encontrar no sistema operacional uma experiência muito parecida com a do sistema proprietário da Microsoft. Logicamente, é possível voltar mais tarde como os dois painéis padrão do MATE/Gnome 2.

E você? o que acha? É melhor esta disposição com um único painel ou o padrão com os dois painéis “clássicos”? Não deixe de colocar a sua opinião nos comentários. De resto, é aguardar pelo lançamento do Ubuntu 14.04 e seu mais novo derivado, o Ubuntu MATE. Depois, se houver alguma dificuldade com o painel único, basta reconfigurar o ambiente para colocar os dois painéis de volta. E viva a liberdade de escolha.

Via lffl linux freedom

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.