Que tal experimentar um shell de desktop GNOME construído usando HTML5? Conheça e descubra como instalar o ambiente Manokwari no Ubuntu e derivados
Manokwari é um ambiente construído para o GNOME 3 usando o GTK+ e o HTML5. Ele é o desktop usado pela distribuição do BlankOn Linux e também uma evolução de um projeto anterior denominado blankon-panel.
Embora esteja longe de ser polido e atualmente faltam muitos dos recursos necessários para um uso diário sustentado, Manokwari é uma alternativa promissora para shells de desktop de corpo mais completo.
Como no Deepin, o uso do HTML5 para elaborar o shell soa estranho no início, mas permite integrações criativas e inovadoras.
O “shell” principal é composto por uma barra superior com dois painéis laterais ocultos. Estas barras laterais podem ser abertas a qualquer momento clicando em um ícone (para o lado esquerdo) ou passando o mouse perto do canto superior superior (para o lado direito).
O painel de aplicativos manipula o lançamento do aplicativo através de uma série de cabeçalhos de categoria dobráveis.
Embora exista uma barra de pesquisa presente no topo, ela não busca aplicativos. Em vez disso, você obtém atalhos detalhados que abrirão sua pesquisa no Google, Wikipedia, etc.
O painel direito serve como uma combinação de painel de configurações e área de status. Você obtém controles de som compatíveis com MPRIS e um applet de clima configurável, além de links rápidos para abrir painéis dentro das configurações do sistema GNOME.
A barra superior tem (LR) uma alternância para desdobrar o Painel de Aplicações, uma lista de tarefas, um applet de volume, suporte para exibição de applets de indicadores, um calendário básico e um alternador de espaço de trabalho.
O applet da lista de tarefas permite alternar entre aplicativos em execução. Ao colocar esses ícones, os títulos da janela completa serão exibidos em uma barra secundária.
Manokwari é construído para ficar no topo do GNOME 3. Reutiliza tecnologias existentes em vez de bifurcar suas próprias versões separadas.
Ele usa Mutter para gerenciamento de janelas e composição (como Budgie) e a tela de bloqueio do GNOME.
Embora alguns dos UI sejam GTK+ os desenvolvedores por trás do plano de desktop para substituí-lo todos com o HTML5 no futuro.
Curiosidade: Segundo a Wikipédia, Manokwari é uma cidade na Indonésia,que fica localizado na costa norte da Península Doberai na Nova Guiné Ocidental. É a capital da província de Papua Ocidental. Sua área da cidade é de 18,7 km ² e ela tem uma população estimada de cerca de 136.000 habitantes em 2010.
Como instalar o ambiente Manokwari no Ubuntu e seus derivados
Para instalar o ambiente Manokwari no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;
sudo add-apt-repository ppa:dotovr/manokwari
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install manokwari
Saia da sessão atual e quando aparecer a tela de login, escolha o Manokwari. Entre com seu usuário e senha e depois comece a experimentar o ambiente.
A área de trabalho pode levar um pouco de tempo para carregar completamente. Não há aplicativo do dock do desktop por padrão. O gerenciamento de tarefas e a troca de janela são feitos usando ícones na barra superior.
Recomendo usar a dock Plank com ele:
Plank no Ubuntu – instale uma Dock leve no Ubuntu e derivados
Desinstalando
Para desinstalar o ambiente Manokwari no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;
sudo add-apt-repository ppa:dotovr/manokwari -r -y
sudo apt-get remove manokwari --auto-remove