Confira porque recentemente a Amazon removeu mercadorias de 600 comerciantes chineses por revisão de fraude, incluindo alguns bem conhecidos.
No início deste ano, marcas populares como Aukey, Mpow, RAVPower, TaoTronics e Choetech começaram a desaparecer da Amazon, no que parecia ser uma repressão à fraude de revisão.
Agora a Amazon confirmou que foi exatamente isso que aconteceu… e pior, aconteceu com muito mais comerciantes do que imaginávamos.
Amazon removeu mercadorias de 600 comerciantes chineses por revisão de fraude
Sim. A Amazon removeu mercadorias de 600 comerciantes chineses por revisão de fraude. E, de acordo com as notícias, nos últimos cinco meses a Amazon fechou cerca de 3.000 contas de comerciantes representando cerca de 600 marcas chinesas diferentes que violaram as políticas da Amazon, particularmente aquelas relacionadas a análises pagas por jogo.
Por exemplo, muitas dessas empresas criaram o hábito de se oferecer para pagar aos clientes para deixar comentários positivos … ou para remover comentários negativos.
Às vezes, haveria um cartão incluído na caixa para qualquer item que você acabou de comprar prometendo um reembolso ou um cartão-presente em troca de uma crítica positiva.
Outras vezes, a empresa entrava em contato com clientes que deixaram críticas negativas, oferecendo um reembolso ou outro produto em troca da remoção da crítica.
Ambas as práticas são contra as regras que a Amazon tem em vigor desde 2016, mas que não eram aplicadas ativamente até recentemente.
De acordo com o South China Morning Post, “práticas questionáveis como pagar por avaliações positivas muitas vezes não são verificadas nas plataformas de e-commerce chinesas”, o que pode ajudar a explicar por que as empresas que estão acostumadas a fazer negócios na China continuam a realizar essas práticas ao vender para audiências globais por meio da Amazon.
Enquanto isso, algumas das empresas que agora foram banidas permanentemente da Amazon estão aparentemente tentando expandir sua presença em outros mercados internacionais, incluindo eBay e AliExpress.
Quanto à Amazon, a empresa disse ao The Verge que “continuará a melhorar a detecção de abusos e a aplicar a fiscalização contra os malfeitores, incluindo aqueles que conscientemente se envolvem em violações de políticas múltiplas e repetidas, incluindo abuso de revisão”. Portanto, é possível que mais comerciantes sejam removidos nos próximos meses.