Por meio da mais recente atualização, a versão 5.13.7 do software Kindle, a Amazon lançou uma nova interface para os eReaders Kindle.
A Amazon distribui regularmente atualizações de software para seus eReaders Kindle, mas as notas de lançamento são geralmente muito chatas, consistindo em “melhorias de desempenho, correções de bugs e outras melhorias gerais”.
A última atualização traz algo novo: as maiores mudanças na interface do usuário do Kindle em pelo menos cinco anos. Ele está sendo lançado agora para a maioria dos dispositivos Kindle lançados desde 2016.
Amazon lançou uma nova interface para os eReaders Kindle
Sim. A Amazon lançou uma nova interface para os eReaders Kindle. A empresa diz que a nova IU oferece uma “experiência Kindle intuitiva e mais fácil”, embora eu suspeite que, embora algumas pessoas apreciem as mudanças, outras as odeiem.
Provavelmente, as maiores mudanças na versão 5.13.7 do software Kindle têm a ver com a tela inicial e a barra de navegação superior. A tela inicial agora está dividida em duas seções: Página inicial e Biblioteca.
Home oferece um pico em sua biblioteca e listas de leitura, junto com as recomendações da Amazon para o conteúdo que você pode querer comprar.
Nas versões anteriores do software Kindle, essa tela era opcional e algo que você poderia desabilitar se quisesse apenas ver sua biblioteca de eBooks. Agora está sempre na tela inicial, mas também há uma guia dedicada para acessar sua biblioteca.
A barra de navegação superior agora é acessada deslizando de cima para baixo na tela, da mesma forma que faria em um telefone.
Isso traz configurações rápidas, incluindo um controle deslizante de brilho da tela, modo avião, Bluetooth e modo escuro (em dispositivos que suportam esses recursos). É aqui também que você encontrará os ícones Sincronizar e Todas as Configurações.
A navegação superior quando você está lendo um e-book também foi ajustada um pouco, com um conjunto simplificado de ícones para ajustes de fonte, pesquisas ou acesso a favoritos ou índice analítico.
E uma mudança da qual duvido que alguém reclamará? Quando você escolhe a opção Informações do dispositivo na página de configurações do Kindle, seu dispositivo realmente informa qual Kindle você está usando.
Anteriormente, esta tela mostrava apenas informações sobre a versão do firmware, armazenamento, número de série e rede sem fio.
Agora também mostra o nome e a geração do seu dispositivo Kindle – por exemplo, um modelo de 2016 seria listado como Kindle Paperwhite (7ª geração) se estivesse executando a versão de software 5.13.7.
Infelizmente, a Amazon parece estar fazendo uma implementação em fases, porque o novo software ainda não está disponível em todos os Kindle.
Se você está no mesmo barco e/ou deseja ver as mudanças antes de instalar a atualização em seu Kindle, o Ars Technica tem uma série de capturas de tela mostrando a maioria das coisas que mudaram.