Infelizmente o dia chegou e a Amazon está desativando a Kindle Store em eReaders mais antigos, a partir de 17 de agosto de 2022.
A linha de dispositivos Kindle da Amazon foi projetada principalmente para a leitura de eBooks. Mas você também pode usá-los para comprar eBooks graças à integração com a Kindle Store.
A Amazon certamente se esforçou para colocar essa loja na frente e no centro das recentes atualizações de software do Kindle.
Agora, a Amazon anunciou que está encerrando o suporte da Kindle Store para alguns dispositivos Kindle mais antigos.
Amazon está desativando a Kindle Store em eReaders mais antigos
Se você tem um modelo com 10 anos ou mais, em breve não poderá mais navegar na loja ou comprar livros Kindle diretamente do seu dispositivo. Isso não significa que você precisa parar de usar seu Kindle.
A Amazon começou a enviar e-mails aos clientes que ainda usam modelos antigos do Kindle para informá-los de que “a partir de 17 de agosto de 2022, a funcionalidade da loja não estará mais disponível”, o que significa que eles “não poderão mais navegar, comprar, ou emprestar livros diretamente desses dispositivos Kindle”.
Os modelos afetados incluem:
- Kindle (2ª geração) Internacional
- Kindle DX Internacional
- Teclado Kindle
- Kindle (4ª geração)
- Kindle (5ª geração)
Em outras palavras, se você tiver um Kindle mais antigo com um teclado físico ou botões físicos de virar a página em vez de uma tela sensível ao toque, provavelmente perderá o acesso à Kindle Store.
Mesmo que você tenha um modelo que não seja mais compatível com a Kindle Store, você pode continuar usando seu dispositivo para ler eBooks que já comprou e baixou no seu eReader.
Mas se você quiser comprar ou emprestar eBooks da Amazon Kindle Store daqui para frente, precisará fazer isso usando um PC, telefone, tablet ou outro dispositivo com um navegador da web. Depois que um título for adicionado à sua biblioteca, você ainda poderá baixá-lo no seu Kindle.
Como alternativa, a Amazon está oferecendo descontos e crédito de e-books para clientes que desejam atualizar para um dispositivo mais novo.
Se você está se perguntando por que dispositivos Kindle ainda mais antigos não estão na lista, é porque eles não tinham WiFi em primeiro lugar e dependiam da conectividade 3G para acesso à Internet.
Portanto, eles já perderam o acesso à Store, juntamente com todas as outras funcionalidades sem fio, no ano passado, quando a maioria das operadoras sem fio nos EUA desligou suas redes 3G.