Pouco mais de um mês após o lançamento oficial do sistema operacional mobile do Google, a Amazon Appstore ainda não funciona no Android 12.
Por mais que gostaríamos que fosse, instalar uma atualização importante do sistema operacional nem sempre é o processo mais livre de problemas.
Mesmo que tudo corra bem com a atualização em si, ainda há a possibilidade de que alguns de seus aplicativos favoritos não fiquem muito felizes com a mudança.
E é exatamente isso que alguns usuários da Amazon AppStore estão aprendendo sobre a mudança para o Android 12.
O Android 12 começou a chegar aos dispositivos no final do mês passado, principalmente nos próprios smartphones Pixel do Google. Quando isso aconteceu, os usuários que tinham essa Appstore instalada descobriram que ela não estava mais funcionando.
Isso pode não parecer um grande negócio, mas devido à forma como a Amazon lida com o DRM, também significa que os aplicativos e jogos instalados da Appstore não podem ser iniciados.
Os relatórios começaram a pipocar no fórum digital e de dispositivos da Amazon quase imediatamente.
Embora tenham sido reconhecidos rapidamente por um funcionário da Amazon, houve pouca atividade nas semanas que se seguiram. Já se passaram quase cinco semanas desde a postagem original.
Amazon Appstore ainda não funciona no Android 12
Embora usuários adicionais tenham relatado ter encontrado o problema, as únicas respostas postadas afirmam que “nossa equipe técnica ainda está investigando o problema”.
Curiosamente, um comentarista compartilhou uma solução alternativa temporária.
Aqueles que não são avessos a mexer no software podem baixar os APKs dos aplicativos afetados em outro dispositivo, descompilá-los, comentar as referências ao DRM da Amazon e recompilar com um certificado autoassinado.
Os aplicativos podem então ser instalados em um dispositivo Android 12, mesmo se a Appstore ainda não estiver funcional.
Infelizmente, isso não é algo que a maioria dos usuários do Android 12 se sentirá confortável em fazer e parece bastante claro que o problema com a Amazon Appstore está afetando mais do que apenas os mais de 90 usuários que postaram comentários no tópico do mês anterior.
Houve quase 3.800 visualizações no total, então parece que muitos dos primeiros usuários do Android 12 gostariam de resolver o problema.
É fácil ver por que os tomadores de decisão na Amazon não se sentem assim é uma grande prioridade agora. Em meio à enxurrada de vendas da Black Friday e da Cyber Monday em suas próprias lojas e grandes varejistas, a Amazon está provavelmente muito mais focada nos compradores que estão freneticamente comprando novos tablets Kindle Fire com grandes descontos.
Afinal, a Amazon afirma ser a “empresa mais centrada no cliente da Terra”. Presumivelmente, em algum momento, isso também incluirá clientes da Appstore que atualizaram para o Android 12.