Amazon Appstore agora funciona com Android 12

Após deixar muitos usuários frustrados ao atualizar o Android para a última versão, a Amazon Appstore agora funciona com Android 12.

O Google lançou o Android 12 há quase dois meses, trazendo grandes mudanças à interface do usuário de seu sistema operacional móvel, recursos de privacidade atualizados e novos recursos de acessibilidade.

Mas as grandes atualizações têm o hábito de quebrar a compatibilidade com aplicativos de terceiros de desenvolvedores que não atualizaram seu software para garantir a compatibilidade.

E durante a maior parte dos últimos dois meses, a Amazon Appstore caiu nessa categoria.

Mas agora, a Amazon diz que sua loja de aplicativos é finalmente compatível com o Android 12.

Amazon Appstore agora funciona com Android 12

Amazon Appstore agora funciona com Android 12
Amazon Appstore agora funciona com Android 12

A Amazon Appstore para Android é basicamente a versão da Amazon da Google Play Store: um local central onde você pode encontrar aplicativos e jogos e pagar por compras no aplicativo, incluindo itens de jogos ou jornais ou assinaturas de streaming de mídia.

A Amazon lançou a Appstore pela primeira vez no início de 2011, cerca de meio ano antes de a empresa começar a vender sua própria linha de tablets rodando o Fire OS baseado em Android.

Inicialmente, um dos principais motivos para usar a Amazon Appstore era que a empresa distribuía um aplicativo ou jogo gratuito todos os dias. Esse programa acabou sendo descontinuado, mas ainda tenho alguns jogos decentes em minha biblioteca que comprei há quase uma década.

Atualmente, o principal motivo para instalar a Amazon Appstore em um telefone ou tablet Android é provavelmente porque você já pagou por aplicativos ou jogos para um tablet Amazon Fire e prefere não ter que comprá-los novamente na Google Play Store em para usá-los em seu telefone ou outros dispositivos.

Amazon Appstore agora funciona com Android 12
Amazon Appstore agora funciona com Android 12

E assim, quando as pessoas que usavam a Amazon Appstore em dispositivos com Android 11 ou anterior começaram a atualizar para o Android 12 e descobriram que a Appstore não funcionava mais, começaram a deixar reclamações nos fóruns de suporte da Amazon.

O problema é que não apenas o aplicativo não carregava, mas todos os jogos já instalados por meio da Appstore também não funcionavam. Agora eles deveriam:

Um representante da Amazon disse que:

“Lançamos uma correção para um problema que afeta os lançamentos de aplicativos para clientes da Amazon Appstore que atualizaram para o Android 12 em seus dispositivos móveis. Estamos entrando em contato com os clientes com as etapas para atualizar sua experiência na Appstore. Lamentamos qualquer interrupção que isso tenha causado.”

Infelizmente, os resultados podem variar. Alguns usuários dizem que mesmo depois de instalar a versão mais recente do aplicativo, alguns de seus aplicativos adquiridos anteriormente não estão disponíveis.

Embora não seja incomum que um desenvolvedor de aplicativos não atualize seus aplicativos ou jogos para serem compatíveis com as APIs do Google mais recentes a tempo para uma grande atualização do sistema operacional Android, é mais do que surpreendente que uma empresa tão grande como a Amazon demorou tanto para garantir que o software funcione com a versão mais recente do Android. Mas melhor depois do que nunca, eu acho.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.